• Leo Lavalle

5 Exercícios para treinar suas Habilidades de Escrita


Em algum momento você já pensou que, por mais que pratique, sua escrita não melhora? Então esse post é para você!


A dica de escrita criativa desse mês é sobre exercícios de escrita que procuram treinar habilidades específicas e que podem ajudar você a se sentir mais confortável com a sua escrita.


Existem vários conselhos de escrita na internet, mas muitos podem ser muito vagos. Uma frustração muito comum é querer seguir um certo conselho sabendo como é seu objetivo final, mas sem saber como realmente realizá-lo. Neste post a ideia é explicar “passo a passo” esses exercícios!



Narre uma cena inteira sem usar descrições visuais

Imagine que você está escrevendo um personagem cego ou que foi vendado e descreva uma cena inteira tentando deixar claro o que está acontecendo apenas com base na percepção deste personagem (na forma como as coisas soam, cheiram, provam e são sentidas).


Você pode encontrar mais informações sobre escrita sensorial aqui!


Escreva a mesma cena de pontos de vista diferentes

Escreva uma cena em 3ª pessoa (usando um narrador observador, que não participa da história, descreve apenas o que vê), depois reescreva-a do zero em 1ª pessoa (com um narrador personagem, que participa da história como protagonista) e então repita para uma 3ª pessoa onisciente (através de um narrador que sabe absolutamente tudo sobre a história e as personagens).


Mais do que apenas trocar os pronomes, pense em como essa cena muda se você escrever a história pelos olhos de um personagem (em primeira pessoa) versus por cima do ombro deste mesmo personagem (em terceira pessoa), ou como ela muda se narrar os eventos da cena através do Personagem B em vez do Personagem A.



Elimine todas as palavras como “pensou” ou “sentiu”

Escreva uma cena sem utilizar nenhuma palavra de filtro, tentando tornar as opiniões e emoções de um personagem óbvias pela maneira como as coisas estão sendo descritas, mas ao mesmo tempo sem dizer explicitamente o que estão pensando ou sentindo (mais detalhes sobre essa técnica descritiva podem ser encontrados aqui).


Tente imitar o estilo de escrita de outro escritor

Escolha um texto de um autor que você goste e ignore o enredo, as personagens etc, focando apenas na escrita em si, em detalhes como escolhas de vocabulário e construção de frases. Destaque esses elementos e faça perguntas do tipo: existe uma maneira específica em que o autor tende a usar vírgulas? Existem certas palavras, ou tipos de palavras, que ele usa com mais frequência? Prefere usar frases ou parágrafos mais longos ou curtos?


Depois de fazer essa análise, tente escrever um pequeno texto no estilo de escrita explorado!



Escreva um “Drabble” sobre um objeto específico

Um drabble é “uma obra de ficção extremamente curta com exatamente 100 palavras de comprimento (…). O objetivo do drabble é a brevidade, testando a capacidade do autor em expressar ideias interessantes e significativas em um espaço extremamente restrito.” Disponível em : Drabble – Wikipédia, a enciclopédia livre.


Essa dica se baseia num exercício de escolha de palavras, de aumentar seu dicionário de sinônimos para conseguir alcançar um significado específico, e também é um exercício para escolher em quais detalhes focar e quais excluir.


Uma maneira de fazer essa atividade é descrever de várias maneiras diferentes algo comum e mundano que você experimentou. Por exemplo, comer um sanduíche: como você pode fazer “comer um sanduíche” parecer uma ação suspeita? Ou parecer sexy? Ou soar nojento? Em quais detalhes você se concentra e quais você omite? Que palavras você usa para conseguir o significado que você está procurando?



Espero que essas dicas lhe deem alguma inspiração para continuar sua prática de escrita! E lembre-se: o objetivo aqui é que esses exercícios tomem apenas alguns minutos do seu tempo por dia! O importante é escrever sempre algo pequeno, que não precisa necessariamente ser “bom” ou “artístico”, mas que faça você se divertir e explorar seu próprio estilo de escrita!


 

Gostou das dicas?

A odisseia oferece serviços de tutoria em escrita criativa, onde acompanhamos e direcionamos autores durante a escrita da obra, auxiliando nas dúvidas de escrita e ajudando as ideias a saírem da cabeça e partirem para o papel. Venha dar uma olhada e já passe para checar nossas outras redes sociais!

Confira os nossos serviços:

https://www.odisseiaconsultoria.com/tutoria-escrita-criativa

Ou siga o nosso Instagram @odisseia.consultoria !


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo