A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga

Venha conhecer essa obra cheia de reflexões !

A Bolsa Amarela é um livro escrito por Lygia Bojunga, lançado em 1976.

Essa autora nasceu em 1932 no Rio Grande do Sul, tendo 88 anos nos dias de hoje. Sua carreira teve vários romances, grande parte deles sendo voltados para o público infanto-juvenil, ganhando até mesmo o título de “clássicos” para essa faixa etária.

A obra em questão conta a história de Raquel, uma menina que tem muitos questionamentos e desejos, os quais serão “guardados” e refletidos em sua bolsa amarela.

Trazendo um tom alegórico com o uso de objetos e animais falantes, o livro traz à tona problemáticas da época que perduram até hoje. Além disso, a obra nos mostra uma trajetória de amadurecimento da protagonista, então, apesar de ser voltado para um público jovem, ela carrega muitos pensamentos importantes e presentes na vida em todas suas fases.

A figura da bolsa amarela é muito importante, estando pesada em alguns momentos, mostrando que algumas coisas tem que ser deixadas para trás, e, também, estourando em outros, mostrando que algumas características e sonhos são tão especiais que não devem ser reprimidos, que eles aparecerão de qualquer maneira.

Para ler esse livro da escritora, clique ,aqui.

O livro foi disponibilizado pelo site Edisciplinas, um ambiente virtual de aprendizagem de apoio às disciplinas da USP (Universidade de São Paulo).

Para saber mais do portal, clique aqui.

,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito – porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *