Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627

A força das palavras

A literatura é usada em muitas situações, como momentos de desabafo, declaração, fantasia e divagação. Em cada um desses cenários, as palavras exprimem um sentimento para quem lê e, dessa maneira, impactam os leitores, seja em formato de poesia, prosa, narrativa, relato ou outro tipo de estrutura. Um desabafo literário pode gerar empatia, solidariedade e compaixão, ou trazer visibilidade para uma condição antes passada por desapercebida; uma declaração pode gerar apreço ou repulsa, fantasias podem nos empolgar ou nos entediar e divagações nos carregam para longe ou nos irritam pela falta de objetividade.

Dependendo da interpretação do texto, podemos ir para várias direções, mas não importa para onde vamos, o fato é que ao final do texto, não estamos no mesmo lugar de antes. Fisicamente talvez, mas mental, espiritual e emocionalmente não. Isso mostra uma das faces mais poderosas da literatura: o poder das palavras. A capacidade que o texto tem de nos mover. E esse poder pode ser usado com diversos fins, como permitir um escape da vida real ou então um mergulho, e devido a esse aspecto, a literatura pode ser um instrumento de manifestação, defesa e denúncia.


A edição especial Direitos humanos e minorias da Revista Gueto traz uma coletânea de poesias e contos que orbitam esses assuntos e trazem reflexões sobre privilégios, opressão e luta.


Leia a edição especial Direitos humanos e minorias aqui.

A revista Gueto é uma revista de literatura brasileira que publica contos, crônicas, poemas e ensaios de escritores do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné-Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe com publicações diárias na plataforma, edições trimestrais da revista e edições especiais semestrais desde 2016. Além de um periódico, a Gueto tem o próprio selo editorial, por onde publica e-books de poesia e prosa.


. . .


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!