• Odisseia

Acervo digital da obra de Vinícius de Moraes

Um dos gigantes da literatura brasileira, o poeta, compositor, dramaturgo, jornalista, diplomata e cantor Vinícius de Moraes (1913 - 1980) teve, recentemente, seu acervo disponibilizado em uma plataforma online.

Segundo o próprio site, "o Acervo Digital Vinicius de Moraes reúne os documentos originais do acervo pessoal do poeta, doados para o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), localizado no Rio de Janeiro. Aqui estão as reproduções digitais dos manuscritos e datiloscritos de sua produção intelectual, correspondência pessoal e familiar, além de documentos diversos, reunidos por Vinicius ao longo de sua vida. São cerca de onze mil documentos arquivísticos organizados e classificados".

Além de grande valor e utilidade para pesquisadores, este espaço é uma oportunidade para os fãs do escritor terem acesso a manuscritos de grandes composições de Vinícius, como os das canções "Canto de Ossanha" e "Berimbau", ou os poemas "Soneto da Fidelidade" e "Pátria Minha".

Para acessar o Acervo, clique aqui.


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo