Aniversariantes do mês: Agatha Christie, George R. R. Martin e Stephen King

Atualizado: 15 de Jan de 2019

AGATHA CHRISTIE


Nossa primeira aniversariante é a drama queen Agatha Christie. Nascida em Londres, em 15 de setembro 1890, a autora publica seu primeiro livro aos 26 anos, em 1917, quando sua irmã Madge a desafia a criar uma trama policial. Dessa forma, nasce O Misterioso Caso de Styles, publicado três anos depois. A trama marca o aparecimento do seu personagem mais célebre o detetive belga Hercule Poirot, que retornaria outras 32 vezes em obras posteriores. Falece em 1976, aos 86 anos, devido a uma pneumonia.

Em mais de 50 anos carreira, escreveu 79 romances e livros de contos, além de doze peças de teatro e seis romances românticos, com o pseudônimo de Mary Westmacott.


SINOPSE*: "E não sobrou nenhum"

A obra conta a história da ilha do Soldado, uma antiga propriedade de um milionário norte-americano, em que dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados.

É neste clima de tensão e desconforto que as mortes inexplicáveis começam e, sem comunicação com o continente devido a uma forte tempestade, a estadia transforma-se em um pesadelo.

A partir dai surgem muitas perguntas que o leitor será desafiado a resolver neste fabuloso romance de Agatha Christie, que envolve os espíritos mais perspicazes num complexo emaranhado de situações, lembranças e acusações na busca deste sagaz assassino. Medo, confinamento e angústia: que o leitor descubra por si mesmo porque E não sobrou nenhum foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos.


GEORGE R. R. MARTIN


O atual rei da fantasia George R. R. Martin completa 70 anos dia 20 de Setembro! O autor da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", adaptada à TV como a série Game of Thrones, foi considerado, pela revista TIMES, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. A carreira de Martin não se limita aos romances fantasiosos, já que o autor também publicou obras infantis e novelas, além de ter produzido o roteiro de parte dos episódios da série baseada em seu livro.


SINOPSE*: "A morte da luz"

Primeiro livro escrito por George R. R. Martin, autor da renomada série "As Crônicas de Gelo e Fogo" e premiado com os principais prêmios do mundo de fantasia e ficção científica. Desde essa primeira história o autor já mostra o que o tornaria mundialmente famoso, seus personagens que não são nem vilões, nem heróis, mas seres complexos como todos nós. Worlorn não é o planeta que Dirk t ́Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a esse planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra e uma batalha se espalhará rapidamente.


STEPHEN KING

Um dos maiores nomes da ficção de horror fantástico, Stephen King, completa 71 anos dia 21 de Setembro! O autor de Carrie, a Estranha, O Iluminado, It e tantos outros livros que nos tiraram o sono também produziu obras de outros gêneros literários, como Lembranças de um Verão e À Espera de um Milagre, que ganharam adaptação ao cinema assim como boa parte de toda sua bibliografia.


SINOPSE*: "A Dança da Morte"

Após um erro de computação no Departamento de Defesa, um vírus é liberado, e um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge em seu lugar é um ambiente árido, sem instituições e esvaziado de 99% da população. É um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados – ou são escolhidos. Os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abigail, com seus cento e oito anos de idade, enquanto todo o mal é incorporado por um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro. Neste livro, King cria uma história épica sobre o fim da civilização e a eterna batalha entre o bem e o mal. Com sua complexidade moral, ritmo eletrizante e incrível variedade de personagens, A dança da morte merece um lugar entre os clássicos da literatura contemporânea.


*Sinopse retirada do site da Amazon.



Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP