Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627

Aniversariantes do mês: Isabela Freitas, Colleen Hoover, Gustave Flaubert e Jane Austen


Isabela Freitas



A primeira aniversariante de dezembro é a jovem mineira Isabela Freitas, que completará 28 anos no dia 8 de dezembro. Isabela diz em seu site que "Escreve desde que aprendeu o poder das palavras", já tendo publicado 3 livros bem sucedidos no mercado brasileiro: Não se apega, não. Não se iluda, não e o mais recente, Não se enrola, não.

Os livros de Isabela tratam de questões cotidianas que afetam todo mundo: as relações afetivas e a passagem para a vida adulta.


Sinopse do livro: Não se enrola, não

A vida de Isabela dá uma completa reviravolta depois do sucesso de seu blog, Garota em Preto e Branco. Decidida a perseguir seus sonhos, ela abandona o curso de direito, deixa a casa dos pais, em Juiz de Fora (MG), e se muda para São Paulo tão logo conquista um emprego numa badalada revista on-line. Enquanto se adapta aos novos tempos numa quitinete no Baixo Augusta, Isabela escreve seu primeiro livro. Seria perfeito se no apartamento em frente não morasse o envolvente Pedro Miller e os dois não se embolassem regularmente sob o mesmo lençol. Não, não é namoro. Não, não é apenas amizade. É algo muito mais enrolado, um relacionamento sem um nome definido. Um “isso”, como diz a personagem. Embora não tenha coragem de confessar seus sentimentos, Isabela sabe que está perdidamente apaixonada pelo seu melhor amigo.

Após Não se apega, não e a sequência, Não se iluda, não, Isabela Freitas mostra neste Não se enrola, não os primeiros passos de seus personagens na vida adulta, com toda a independência e as responsabilidades que ela proporciona.

Isabela Freitas figura entre os dez autores mais vendidos do Brasil em 2015.

Não se apega, não, primeiro livro da autora, foi adaptado como série para o programa Fantástico, da TV Globo, e exibido no ano passado. A adaptação de Não se iluda, não, já está em produção.

Uma das mais queridas influenciadoras digitais, com centenas de milhares de seguidores no Twitter, no Instagram, no Facebook, no Snapchat e no YouTube.


Colleen Hoover


Colleen Hoover, nascida em 11 de dezembro de 1979, é autora de 11 romances e 5 novelas. Desde a publicação de seu primeiro livro, Métrica, lançado no Brasil e nos Estados Unidos em 2012, Colleen se tornou uma popular autora no gênero adulto e young adult pelo New York Times Best Sellers.

Sinopse do livro: Tarde demais


A autora best-seller do The New York Times está de volta com um romance ainda mais sombrio, intenso e assustadoramente real. Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida. Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida. A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável. Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo.



Gustave Flaubert


Importantíssimo escritor do realismo francês, Flaubert nasceu em 12 de dezembro de 1821 e é considerado um marco para a literatura que aborda análises psicológicas. Seu senso de realidade e sua lucidez sobre o comportamento social fizeram de seu romance Madame Bovary um dos mais populares livros da literatura mundo em francês.


Sinopse do livro: Madame Bovary

Texto de suma importância, Madame Bovary é uma leitura essencial, sendo considerado um dos melhores romances da literatura, sendo, provavelmente, o melhor dos livros do romance realista de caráter psicológico do século XIX. Para mostrar seu mundo, Flaubert põe em cena uma personagem em total desacordo com sua realidade, com sua posição social e com seu sexo. É nessa personagem que se centrarão as ações desenvolvidas na narrativa e os principais dilemas da obra. O enredo gira em torno de Emma Bovary, casada com o médico Charles. Emma vive imersa na leitura de romances românticos e, por viver um casamento enfadonho, procura no adultério a libertação de seus problemas. A trama possui um desfecho trágico, e da criação de Flaubert partem grandes linhas de força do romance moderno e sua repercussão no contexto literário francês e mundial é intensa e permanente.


Jane Austen


16 de dezembro de 1775 é a data de aniversário desse ícone da literatura mundial. Jane Austen nasceu em Hampshire na Inglaterra e conta com uma vasta obra reconhecida. A ironia que Austen utilizou para descrever seus personagens é um dos grandes critérios que colocam a escritora entre os clássicos e a tornaram canônica.

Seus recursos de linguagem tinham um alvo específico: a sociedade provinciana inglesa do século XVIII, o florescimento da quase média.


Sinopse do livro: Mansfield Park

Em “Mansfield Park”; Fanny Price mora de favor na casa dos tios ricos; para onde foi levada aos 12 anos; e aparenta ser uma menina doce e diz "sim" a todos os caprichos de seus tios e primos; Austen; no entanto; mostra mais uma vez porque merece as honras que recebeu: apesar da aparência frágil; Fanny concentra em si diversos conflitos da alma humana; mostrando-se uma personagem forte e profunda que certamente cativará leitores de diversas idades e contextos sociais; recheado de dissimulação; “Mansfield Park” revela a sociedade inglesa do século XIX; com seus costumes peculiares e muitas vezes aprisionadores.








**As sinopses dos livros foram retiradas do site Amazon