ANIVERSARIANTES O MÊS: José de Alencar, Kiera Cass, Maria Teresa Horta e Arthur Conan Doyle



José de Alencar


O primeiro aniversariante do mês é ninguém mais, ninguém menos que José de Alencar! Considerado um dos grandes fundadores da literatura nacional, José Martiniano de Alencar nasceu no dia 01 de maio de 1829, em Messejana (atual bairro de Fortaleza). Ainda criança, mudou-se diversas vezes até chegar em São Paulo. Ele tenta a vida política, mas, para o seu desgosto, nunca chega ao posto de senador, então se dedica exclusivamente à literatura. Inserindo-se no movimento romântico do século XIX, em sua obra podemos observar a exaltação ao indígena, como em O Guarani e Iracema, como formadores da nação. José de Alencar é o patrono da cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras, ocupada pela primeira vez por Machado de Assis. Faleceu precocemente, aos 48 anos, de tuberculose, no dia 12 de dezembro de 1877.


Sinopse: Iracema

Ceará, século XVII. Você está prestes a conhecer uma das historias de amor mais aclamadas da literatura brasileira. O herói branco, europeu, apaixona-se pela linda Iracema, “a virgem dos lábios de mel”. Mais que doçura, a bela guarda o valioso segredo da Jurema, que lhe cobra, total castidade. O amor, porém, não conhece segredos; tem seus próprios mistérios. No enredo, um conflito histórico entre tribos indígenas permeia a narrativa, tecendo uma parábola ao mesmo tempo trágica e poética da origem do povo brasileiro.









Kiera Cass


A próxima aniversariate é uma das autoras mais queridas da atualidade: Kiera Cass! Ela nasceu no dia 19 de maio de 1981 (38 anos), na Carolina do Sul, EUA. É graduada em história pela Universidade de Radford, na Virginia -o que explica as referências em sua obra. Atualmente, ela e seus filhos moram em Christiansburg. Seu primeiro livro, A Sereia, foi publicado em uma edição independente em 2009, mas a série A Seleção (2012) que a consagrou como uma autora de best-sellers pelo New York Times. A série conta com cinco livros e o último lançado foi A Coroa, de 2016. Ela diz que ama coisinhas de papelaria, boy bands e sobremesas (gente como a gente!). Além de tudo, ela tem uma loja de cupcakes. Sobre uma adaptação da série para as telinhas: os direitos de produção foram adquiridos pela CW Television Network, dois pilotos foram filmados, mas sem uma direção definitiva, deixando os fãs ansiosos. Parabéns, Kiera!


Sinopse: A Seleção


Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.


Maria Teresa Horta



Dia 20 de Maio quem sopra 82 velinhas é Maria Teresa Horta! Ela nasceu em Lisboa, em uma família da aristocracia portuguesa, que inclui a célebre poetisa Marquesa de Alorna; o dom das palavras está em seu sangue. Formada em Letras pela Universidade de Lisboa, a autora foi dirigente do ABC Cineclube, jornalista e defensora dos direitos das mulheres. Essa última posição é inseparável de sua obra poética, que conta com uma escrita impetuosa e sensual, explorando a linguagem e suas potencialidades. Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e a nossa aniversariante lançaram em conjunto o livro Novas Cartas Portuguesas (1974), abordando o Movimento Feminista de Portugal, o qual foi alvo de críticas ferrenhas. Sua obra de estreia foi publicada em 1960, chamada Espelho Inicial; uma das obras mais importantes de sua carreira foi Minha Senhora de Mim, publicada 7 anos depois de sua estreia.


Sinopse: Novas Cartas Portuguesas


Reescrevendo, pois, as conhecidas cartas seiscentistas da freira portuguesa, Novas Cartas Portuguesas afirma-se como um libelo contra a ideologia vigente no período pré-25 de Abril (denunciando a guerra colonial, o sistema judicial, a emigração, a violência, a situação das mulheres), revestindo-se de uma invulgar originalidade e actualidade, do ponto de vista literário e social. Comprova-o o facto de poder ser hoje lido à luz das mais recentes teorias feministas (ou emergentes dos Estudos Feministas, como a teoria queer), uma vez que resiste à catalogação ao desmantelar as fronteiras entre os géneros narrativo, poético e epistolar, empurrando os limites até pontos de fusão.




Arthur Conan Doyle


O último aniversariante homenageado neste mês de maio é Sir Arthur Conan Doyle, criador do icônico Sherlock Holmes! Ele nasceu no dia 22 de maio de 1859, em Edimburgo, na Escócia. Pouco se sabe sobre sua vida até o fim dos seus estudos iniciais em 1875, mas se tem conhecimento que, no ano seguinte, ele entrou na Universidade de Edimburgo para cursar medicina. A partir de então, ele descobriu o gosto pela escrita (mesmo enquanto praticava a medicina na Marinha), levando-o para a publicação em 1887 de Um Estudo em Vermelho, a primeira história em que conhecemos Sherlock e Doutor Watson. O detetive faleceu em um dos contos publicados, mas a reação do público foi tão negativa que Doyle o reviveu, somando ao todo 56 pequenas histórias e quatro livros com o nosso querido Holmes. O título de Sir lhe foi concedido pelo rei Eduardo VII, pelas publicações do autor a respeito da Guerra dos Bôeres. O autor faleceu no dia 7 de julho de 1930, aos 71 anos de idade, em Crowborough, Inglaterra.


Sinopse: Um Estudo em Vermelho


Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de "livro do Gênesis" para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato...










*Todas as sinopses foram retiradas do site da Amazon

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP