Aqueles Que Abandonam Omelas – Ursula Kroeber Le Guin

Ursula Kroeber Le Guin (1929-2018) foi uma reconhecida autora estadunidense. Suas obras geralmente são construídas nos gêneros de ficção...

Ursula Kroeber Le Guin (1929-2018) foi uma reconhecida autora estadunidense. Suas obras geralmente são construídas nos gêneros de ficção científica e fantasia, trazendo sempre em seu enredo alusões a assuntos complexos, como filosofia, política, identidade, entre outros.

Hoje, evidenciaremos um conto de sua carreira, o qual se chama “The Ones Who Walk Away From Omelas”, encontrado no livro “The Wind’s Twelve Quarters: Short Stories”.

O texto em questão apresenta a história da cidade de Omelas, considerada a mais feliz do mundo, mas que contém um fator muito perturbador: a felicidade da população desse lugar depende inteiramente do sofrimento extremo de uma criança.

Com várias alegorias, a autora cria uma atmosfera tensa, descrevendo situações para fazer o leitor refletir, dessa forma causando grande reflexão sobre qual é o verdadeiro significado por trás de suas palavras e o que as coisas do conto representam na vida real.

Para ler uma tradução do conto, clique ,aqui.

Para ler o conto original, clique ,aqui.

,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *