"beba coca cola", poesia concreta de Décio Pignatari

Os poemas e poesias clássicos(as) têm sempre estruturas e formas que, na maioria das vezes, são seguidas pelos autores . Dentre elas, podemos destacar os versos metrificados, a disposição em versos, as estrofes, rimas, etc. Porém, existem alguns autores que revolucionaram essa arte de escrever e fundaram a poesia concreta. Esse novo tipo de poesia tem o objetivo de valorizar as formas geométricas e a liberdade de disposição das palavras. Além disso, também explora recursos sonoros, visuais, semânticos e proporciona a multiplicidade de leituras, ou seja, é possível ler esse tipo de poesia a partir de diferentes perspectivas, o que a torna ainda mais interessante.


Dentre os vários autores desse movimento, pode-se citar Décio Pignatari (foto ao lado) que escreveu diversos poemas concretos com críticas e ironias sobre a sociedade. Um deles foi o "beba coca cola" onde ele critica o domínio de uma fórmula usada na sociedade em massa. O autor também escreveu obras como "Poesia Pois É Poesia", "Terra" e "Dollar/Cristo".


Leia "beba coca cola" aqui.

O poema citado cima foi disponibilizado pelo site A Magia da Poesia de forma online e gratuita. O site oferece conteúdos culturais, educacionais e artísticos e tem como objetivo valorizar o patrimônio cultural através da divulgação e da disponibilização de conteúdos de qualidade. Para saber mais, acesse aqui.


. . .


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP