Contos de Andréa Catrópa

Andréa Catrópa é escritora brasileira interessada tanto por verso quanto por prosa. Seus textos integraram diversas coletâneas, como Antologia da poesia brasileira do início do terceiro milênio (2008), Rock Book — Contos da era da guitarra (2011) e Hiperconexões: sangue e titânio (2017), além de artigos em diversos periódicos.


Alguns livros de Catrópa são Mergulho às avessas (2008), uma coleção de poemas parte da coleção Caixa preta da Lumme Editor, Protocolos críticos (2008), um livro de ensaios, Sereia de papel - visões de Ana Cristina Cesar, que reúne ensaios sobre a autora, Sem sistema (2017), um livro de contos, e Homens adoram mulheres perfeitas (2019), um romance.


Como pode ser observado a partir de suas publicações, a autora trabalha tanto com ficção quanto teoria literária, ora se dedicando a publicações lúdicas e ora tecendo análises sobre a literatura de outros autores. Alguns de textos literários receberam prêmios e apesar de parecer impossível ler suas produções fora dos livros publicados e periódicos por assinatura, a revista Zunái disponibilizou três contos do livro Sem sistema.


Você pode acessar "Balcão", "Moto-escola" e "Boca de cena" aqui.

Andréa Catrópa tem uma página onde disponibiliza acesso às suas produções — livros, artigos, coletâneas, publicações inéditas — e por onde a autora desenvolveu alguns programas, como Ondas literárias, uma série de entrevistas, dicas culturais, audiopoemas e leituras, além de outras iniciativas multimídia.


A Revista Zunái é um periódico eletrônico de textos literários, fotografia e outras produções visuais. Seu foco está principalmente na criatividade poética e nos ensaios sobre temas culturais, traduções, e entrevistas. Fundada em 2003 por Claudio Daniel, atualmente editor de conteúdo, e Rodrigo de Souza Leão (falecido), com projeto de arte de Ana Peluso, atualização de Mariza Lourenzo, e edição multimídia de Andréia Carvalho Gavita, a Zunái tem 16 anos e conta com corpo editorial internacional, com membros brasileiros, argentinos, angolanos, chilenos, estadunidenses e mexicanos.


As publicações da Zunái são feitas a cada quatro meses. Você pode acessar todas as edições aqui, na plataforma da revista. Textos ou artes podem ser submetidos à publicação por aqui.


. . .


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.

Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627