• Odisseia

Desencanto - Manuel Bandeira


Manuel Bandeira (1886 - 1968) foi um grande escritor brasileiro, e ganhou muito reconhecimento pela carreira que construiu.

Seus livros transitaram por vários gêneros literários, mas a obra mais conhecida do autor é certamente o poema “O Bicho".

Hoje falaremos justamente sobre a poesia de Bandeira, mais especificamente o poema "Desencanto", publicado no livro “A Cinza das Horas” (1917).

Manuel Bandeira escreveu esse poema quando estava na região serrana do Rio de Janeiro, recuperando sua saúde após uma fase complicada. Nesse texto, o autor fala sobre o sentimento de pesar que carrega quando escreve alguns poemas e orienta o leitor de como também deve estar na hora de consumir essas palavras.


Para ler esse poema clique aqui.


Os poemas foram disponibilizados pelo site Escritas.org. Essa plataforma é um Projeto sem fins lucrativos nem publicidade, com o objetivo de divulgação da literatura em língua portuguesa.

Para saber mais do site clique aqui.


...


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo