Diversidade: um guia de representatividade na escrita

Representar o diferente é um desafio, mas o que fazer? É melhor, então, restringir-se ao conhecido? É por isso que elaboramos um guia!

Já escrevemos algumas vezes sobre o trabalho delicado que é construir um bom personagem – ainda mais personagens de minorias sociais! Afinal, quem nunca ficou minimamente preocupado com a forma como estava representando personagens de contextos muito diferentes?

Seja porque temos medo de ofender o outro ou de passar a ideia errada para o público, seja porque queremos realmente fazer uma representação honesta e realista, a representatividade é um assunto muito delicado.

Mas não se desespere! Esse post foi pensado especialmente para isso!

Questões de diversidade e representatividade têm sido cada vez mais frequentes, e a mídia tem mudado consideravelmente nesse sentido nos últimos anos. Porém, mesmo com mais personagens diferentes do “padrão”, essas questões estão longe de serem resolvidas.

Representar o diferente é, para qualquer um, um desafio. Mas o que fazer?

É melhor, então, restringir-se ao conhecido? Manter-se no que é familiar, sem se arriscar a ofender alguém? Deixar às minorias que escrevam sobre si mesmas, uma vez que elas sabem do que estão falando, e quem não faz parte delas, não?

Aqui, no Blog da Odisseia, nós temos um monte – realmente muitos – artigos e dicas sobre representatividade na escrita. E, com tanta coisa e informação dispersa assim, nós sabemos que é muito fácil se perder.

É por isso que hoje, esse post vai ser um pouco diferente do comum: elaboramos um guia de tudo o que já produzimos sobre o tema para que você possa explorar essas questões com maior facilidade!

A importância da diversidade:

Desenvolvimento de personagens:

Escrevendo personagens com deficiência:

Representação Feminina:

Sim, ainda pecamos com a falta do desenvolvimento focado de alguns temas específicos, como personagens de etnias e culturas diferentes, representatividade LGBTQIA+ etc. Mas isso são cenas dos próximos capítulos – afinal, todo mês lançamos um novo Escrita Criativa!

Mas, por favor, caso você tenha um tema que gostaria de ver sendo discutido por nós, deixe um comentário, aqui ou no nosso instagram (@odisseia.consultoria).

Fun Fact do dia:

Você sabia que a Odisseia é formada quase que integralmente de mulheres e membros da comunidade LGBTQIA+? Sim, aqui temos pessoas de muitos perfis, e valorizamos isso profundamente.


Gostou das dicas?

A Odisseia oferece serviços de tutoria em escrita criativa, em que acompanhamos e direcionamos autores durante a escrita da obra, auxiliando nas dúvidas de escrita e ajudando as ideias a saírem da cabeça e partirem para o papel. Venha dar uma olhada e já passe para checar nossas outras redes sociais!

Confira os nossos serviços: ,https://www.odisseiaconsultoria.com/tutoria-escrita-criativa

Se quiser nos acompanhar mais de perto, siga nosso Instagram: @odisseia.consultoria

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *