Entidades estudantis

Conheça as diversas entidades estudantis da UNICAMP.

Estar na faculdade é resultado de muito esforço e dedicação. O que muitos dizem é que a universidade é “apenas” um lugar para adquirir conhecimento e se formar, mas se enganam ao pensar que esse rico ambiente traz “apenas” isso. A faculdade proporciona o conhecimento de pessoas novas, a vivência de diversas experiências, o contato com diferentes realidades, além de o aprendizado sobre a sua área de atuação e sobre outros diversos assuntos. Ou seja, existem muitas oportunidades fora da sala de aula também.

Pensando em tudo isso, a Odisseia resolveu fazer esse post para divulgar as diferentes organizações estudantis que fazem parte da UNICAMP (campus de Campinas). Além disso, é importante ressaltar que esses grupos são uma maneira de interagir com outras pessoas durante a pandemia, criar mais vínculo com a universidade e conhecê-la melhor mesmo estando em casa.

CA (Centro Acadêmico)

No IEL, assim como em todos os outros institutos, há o Centro Acadêmico (CA), que é uma entidade estudantil que tem como objetivo garantir os interesses de todas e todos os estudantes, melhorando o curso e a faculdade a que pertencem. É um espaço que promove debates acadêmicos, políticos e culturais, além de possibilitar diversos grupos de expressarem sua identidade e trocarem experiências. No IEL, essa entidade recebe o nome de CAL (Centro Acadêmico de Linguagem).

EJ (Empresa Júnior)

Nesse instituto também há a empresa júnior Odisseia, da qual nós fazemos parte. É uma empresa que possui serviços linguísticos e literários e tem como objetivo fazer com que os estudantes coloquem em prática o conteúdo teórico aprendido em sala, além de proporcionar experiência e muito aprendizado relativo ao mercado de trabalho. Vários institutos e cursos da faculdade oferecem a experiência da empresa júnior, cujo objetivo é oferecer a perspectiva profissional do curso ainda durante a graduação.

Grupos do IEL

Além das entidades já citadas, há o GELCA (Grupo de Estudos de Literaturas e Culturas Africanas do IEL), e o Autores Anônimos, grupo de escrita criativa do IEL. Esses são grupos mais relacionados à literatura.

Há também a atlética, ou seja, a associação formada por estudantes com o objetivo de integrar os alunos principalmente através de jogos e campeonatos esportivos. O IEL, por não ter uma atlética, faz parte da Liga das Humanas da Unicamp (LHU), em que estão reunidos também a FE (Faculdade de Educação) e o IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas).

IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas)

No IFCH, o centro acadêmico é conhecido por CACH (Centro Acadêmico de Ciências Sociais e História). Além dessa entidade, há diversos grupos estudantis como GEETA, GEBU, LEME, GPMT e outros. Como já foi citado, o IFCH também faz parte da Liga de Humanas da Unicamp (LHU).

iMECC (Instituto de de Matematica, Estatistica e Cumputacao Cientifica)

O centro acadêmico desse instituto é conhecido por CAMECC (Centro Acadêmico dos Estudantes do iMECC). Também há a atlética AAARM (Associação Atlética Acadêmica Rubens Murillo Marques). Além desses grupos, o iMECC conta com a empresa júnior EstatJr que oferece pesquisas de mercado e análise de dados para empresas.

IFGW (Instituto de Fisica Gleb Wataghin)

O IFGW tem como centro acadêmico o CAF (Centro Academico de Física) que representa os alunos de física e do cursão. Além dessa entidade estudantil, há a atlética Cesar Lattes e a empresa júnior Quanta Junior. A Quanta é formada por alunos de física e matemática e oferece serviços de consultoria e análises matemáticas voltadas para o desenvolvimento de empresas.

IQ (Instituto de Quimica)

Esse instituto conta com o centro acadêmico CAEQ (Centro Acadêmico dos Estudos de Química), além da Atlética de Química Unicamp. Há também a empresa júnior All Química que oferece serviços de consultoria na área de química para pessoas físicas e jurídicas.

IB (Instituto de Biologia)

O IB tem como centro acadêmico o CAB (Centro Acadêmico de Biologia) e a Associação Atlética da Biologia da Unicamp. A empresa júnior do instituto é conhecida como Alphabio e presta serviços de consultoria na área das ciências biológicas, além de desenvolverem produtos e oferecerem análises microbiológicas.

IA (Instituto de Artes)

Esse instituto possui o CAIA (Centro Acadêmico do Instituto de Artes da Unicamp) e a atlética AAAAA (Associação Atlética Acadêmica dos Alunos de Artes da Unicamp), além de oferecer cursos e oficinas culturais.

IG (Instituto de Geociências)

O IG conta com o CAGEAC (Centro Acadêmico de Geologia Asit Choudhuri) e com o CACT (Centro Acadêmico de Ciências da Terra). Além desses grupos, há a empresa júnior Terrae Jr que oferece serviços de consultoria em geociências.

CEL (Centro de Ensino de Linguas)

O CEL oferece disciplinas de línguas como alemão, espanhol, francês, hebraico, inglês, italiano, japonês, russo e português para estrangeiros, além de testes de proficiência.

IE (Instituto de Economia)

Esse instituto tem como centro acadêmico o CAECO (Centro Acadêmico dos Estudantes de Economia) e com a atlética XV de Julho. Além desses grupos estudantis, há a empresa júnior ECONOMICA que presta consultoria em gestão empresarial e oferece soluções econômicas e financeiras. O IE também é composto pelo GMF (Grupo de Mercado Financeiro da Unicamp) que tem como objetivo aproximar os alunos do mercado financeiro.

IC (Instituto de Computação)

Esse instituto é formado pelo CACo (Centro Acadêmico da Computação), a atlética AAACEC (Associação Atlética Acadêmica da Ciência e da Computação) e a empresa júnior Compec (Consultoria, Projetos e Estudos em Computação).

FE (Faculdade de Educação)

A FE possui o CAP (Centro Acadêmico de Pedagogia Marielle Franco) e também faz parte da Liga Das Humanas.

FEF (Faculdade de Educação Física)

Essa faculdade tem o CAEF (Centro Acadêmico da Educação Física) e a Associação Atlética Acadêmica Ásdrubal Ferreira Batista. A FEF também conta com a empresa júnior FEF JR que atua com gestão e marketing esportivos.

FEM (Faculdade de Engenharia Mecânica)

A FEM possui diversas entidades estudantis, dentre elas estão: as atléticas AAAECA (Associação Atlética Acadêmica da Engenharia de Controle e Automação) e a AAAMEC (Associação Atlética da Engenharia Mecânica), o CAEMM (Centro Acadêmico da Engenharia e Mecatrônica) e as empresas juniores MECATRON, que oferece consultoria em controle e automação, e a MOTRIZ que presta serviços voltados à engenharia mecânica.

FEC (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo)

A FEC conta com o CACAU (Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo) e com a Associação Atlética Acadêmica X de Dezembro. Há também a empresa júnior PROJEC que oferece consultoria em construção civil.

FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação)

Essa faculdade possui o CABS (Centro Acadêmico Bernardo Sayão) além da atlética AAACEC (Associação Atlética Acadêmica de Ciência e Engenharia de Computação). A FEEC também conta com a empresa júnior 3E que é a primeira a oferecer serviços de engenharia elétrica no Brasil.

FEQ (Faculdade de Engenharia Química)

O centro acadêmico da FEQ é conhecido por CAFEQ (Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia Química). A atlética é a AAAFEQ (Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Química) e empresa júnior dessa faculdade é a Propec, primeira empresa a prestar consultoria na área de engenharia química do Brasil.

FEAGRI (Faculdade de Engenharia Agronômica)


A FEAGRI tem como centro acadêmico Caea (Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica). A atlética é a AAA Feagri (Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Engenharia Agronômica) e a empresa júnior é a AGROLÓGICA.

FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos)

A FEA conta com o CAFEA (Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Alimentos), além da atlética AAAFEA (Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Engenharia de Alimentos) que realiza diversos eventos sociais. No instituto ainda há a empresa júnior GEPEA que oferece consultoria em alimentos.

FCM (Faculdade de Ciências Médicas)

A faculdade tem como centro acadêmico o CAAL (Cnetro Acadêmico Adolfo Lutz), além da AAAAL (Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz) que possui diversas ligas.

Portanto, estudante, existem diversas formas de se conectar com a faculdade e com outros alunos mesmo estando em casa. Não perca essa oportunidade e aproveite essas entidades estudantis para conhecer novas realidades e ter novas experiências!

. . .

Essa iniciativa surge com intuito de valorizar a educação e as universidades. O nosso post educacional ocorre mensalmente aqui no blog. Com ele, a Odisseia tem como objetivo apresentar o que é produzido nas universidades, além de incentivar a entrada nelas. Acreditamos na mudança por meio da educação, assim essa é a nossa pequena contribuição para a valorização do nosso futuro!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *