Estudos Literários

Atualizado: 13 de Nov de 2019


Você já ouviu falar do curso "Estudos Literários"?


Pois ele será tema do nosso post educacional de hoje!


Estudos Literários é um dos três cursos do Instituto de Estudos da Linguagem, na Unicamp - com Letras e Linguística (mas, calma, que vamos falar de todos eles!). Como o próprio nome explica, o curso propõe um estudo detalhado da Literatura, de qualquer tempo ou lugar. Essa proposta da universidade é pioneira em todo país, o que atrai vestibulandos de todas as regiões brasileiras para Campinas. O curso é oferecido apenas em período integral, no período sugerido de quatro anos.


Entretanto, a confusão entre ele e os outros cursos é grande e achamos importante divulgá-lo. Vamos esclarecer alguns pontos que são importantes!


Bacharelado X Licenciatura

Estudos Literários é um curso de Bacharelado, ou seja, depois de formado, o aluno não está habilitado para dar aula de literatura no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Por mais completa que seja a sua formação em termos de conhecimento acerca da literatura, o aluno não passa por matérias que abordam didática e educação em si. Ele também não passará por estágio guiado em sala de aula, o que lhe garantiria experiência. Assim, o aluno que quer, no fim, ser professor de literatura, ele deve prestar vestibular para o curso de Letras, que é Licenciatura.


Mas se eu não vou ser professor, o que posso ser?

O curso prepara o aluno para uma formação acadêmica, então ele pode se tornar um pesquisador, continuando seus estudos na pós-graduação. Outra possibilidade bem interessante é a de preparar o aluno para o mercado editorial, dada a sua formação literária e até mesmo pela experiência que o aluno pode adquirir pela empresa júnior (sim, a Odisseia!) e possibilidade de estágio.


Flexibilidade

Ao contrário dos demais cursos da Unicamp, Estudos Literários não tem uma grade obrigatória fechada em todos os semestres, o que possibilita ao aluno uma grade personalizada aos seus gostos. Ele não precisa ficar preso às matérias de literatura, podendo transitar nas matérias dos outros cursos, complementando a sua formação da maneira que preferir. Isso garante a todo aluno uma formação única. Vale ressaltar que é obrigatório cursar quatro semestres de uma língua estrangeira, assim como os colegas da Letras e da Linguística.


Parte da tripulação da Odisseia está se graduando em Estudos Literários e nós nos disponibilizamos para tirar alguma dúvida que apareça! É isso, vestibulando! Boa sorte!

. . .


Essa iniciativa surge com intuito de valorizar a educação e as universidades. O nosso post educacional ocorre mensalmente aqui no blog. Com ele, a Odisseia tem como objetivo apresentar o que é produzido nas universidades, além de incentivar a entrada nelas. Acreditamos na mudança por meio da educação, assim essa é a nossa pequena contribuição para a valorização do nosso futuro!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP