Experimentações: música e escrita

Escrever é mais do que colocar palavras no papel, já que mexe com nossa criatividade, nosso imaginário. Ter uma ideia e colocá-la no papel não é um processo linear, envolve planejamento, reinvenção, descarte e muitas coisas mais. Nesse ponto, cada autor sabe o que ajuda a dar forma às suas ideias: alguns planejam tudo do começo ao fim, outros anotam as ideias e as deixam amadurecer por um tempo. Existe o que funciona para cada um, e é interessante que tenhamos experiências novas para saber se aquilo é válido para nós ou não.


Esse post, então, é para sugerir uma experiência nova: vincular música e escrita! Existem várias maneiras e benefícios de se fazer isso, e aqui vamos apresentar algumas:


Entrar no clima para escrever

Nem todo mundo se dá bem com música, claro. Para alguns pode ser uma distração e atrapalhar na concentração, mas, se esse não for o caso, é uma excelente forma de dar um “empurrãozinho” na criatividade e ajuda a imergir no que está sendo criado. Pode ser uma playlist com músicas que você goste e parecem boas para a escrita, podem ser músicas que tenham a ver com a história que está sendo criada. Podem ser até mesmo sons! Existem sites que provém sons de fundo, como de chuva ou de uma cafeteria, gerando uma ambientação muito bacana.


Criar personagens

É bem parecido com a anterior: criar playlists para os personagens de uma narrativa, baseando-se na história e personalidade deles. Isso ajuda a desenvolver um pouco a personagem, criar uma essência para ela, mesmo que seja musical. É algo bem divertido de se fazer, e é preciso até tomar certo cuidado para não transformar isso em uma maneira de procrastinar a escrita, mas vale a pena tentar!


Recomendações

Trabalhar com música é algo que muita gente recomenda, e vários autores usam disso. Raibow Rowell, por exemplo, faz playlists para escrever seus livros, tendo uma página no Spotify dedicada a isso. Cassandra Clare também faz o mesmo, disponibilizando as playlists no Spotify e em seu site oficial.


Além disso, aqui vão algumas recomendações de artistas e playlists boas para escrever - pelo menos na opinião da autora aqui - que o Spotify disponibiliza:


https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWSlwBojgQEcN

https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWZeKCadgRdKQ

https://open.spotify.com/artist/0MeLMJJcouYXCymQSHPn8g

https://open.spotify.com/artist/2FXC3k01G6Gw61bmprjgqS


E, por fim, dois sites com sons de fundo. O segundo tem mais variedade de sons que o primeiro, mas são igualmente interessante.

https://www.noisli.com/

https://mynoise.net/noiseMachines.php



Gostou das dicas?


A Odisseia oferece serviços de tutoria em escrita criativa, em que acompanhamos e direcionamos autores durante a escrita da obra, auxiliando nas dúvidas de escrita e ajudando as ideias a saírem da cabeça e partirem para o papel. Venha dar uma olhada e já passe para checar nossas outras redes sociais!


Confira os nossos serviços:


https://www.odisseiaconsultoria.com/tutoria-escrita-criativa

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627