Falando pelas mãos

Há quem diga que os olhos são a janela da alma e que a boca fala do que o coração está cheio. Músicas e poemas sobre isso não são incomuns e qualquer que seja a metáfora usada, a constante parece estar na relação entre o corpo e essência. E o que uma coisa tem a ver com a outra? Depende sob qual perspectiva é respondida a pergunta. As mãos podem revelar os mistérios do futuro para aqueles que as sabem ler e a pele pode ser um indicativo do que o ambiente transmite para aqueles sensíveis o suficiente para fazê-la arrepiar.

Por outro lado, há também quem nos diga para não nos enganarmos pelas aparências, não julgar livros pela capa, não nos deixar levar pelo que está do lado de fora e sim valorizar o interior. Sendo assim, o que as mãos poderiam dizer sobre uma pessoa? Certamente as mãos são uma parte muito pequena de uma pessoa para podermos julgá-la, mas será que ela seria grande o suficiente para nos transmitir pequenos detalhes?


Uma crônica de Raduan Nassar, disponibilizada para leitura gratuita na plataforma Varal de leitura, traz algumas observações nostálgicas do narrador, que lembra de sua infância a partir dessa parte tão pequena, mas tão importante do nosso corpo.


Leia "Mãozinhas de seda", de Raduan Nassar, aqui.

Varal de leitura é uma página criada e editada por Marcos Dalla Justina, que traz visibilidade principalmente a produções brasileiras escritas em prosa e em verso desde 2013 e teve sua publicação mais recente em 2018.


. . .


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.

Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!


Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP