Um conto de Aline Valek

Atualizado: 23 de Out de 2019


Foto retirada do perfil do Medium @alinevalek

Aline Valek é brasileira, escritora e ilustradora, autora de As águas-vivas não cabem em si (editora Rocco), Pequenas tiranias (publicação independente em e-book) e Hipersonia Crônica (publicação independente em e-book). Entre 2014 e 2016, produziu a newsletter Bobagens imperdíveis, parte de seu selo de histórias curtas, que atualmente circula como podcast, mas teve mais de 5.000 assinantes e 129 edições.


Bobagens imperdíveis, inclusive, foi um zine impresso mensal que chegou a 430 assinantes, um dos projetos mais bem sucedidos do Apoia.se (plataforma de financiamento). O zine teve 15 edições e vendeu mais de 4.000 exemplares em seu primeiro ano. Em 2017, os melhores textos dos anos da newsletter se tornaram o livro Bobagens imperdíveis para ler numa manhã de sábado (publicação independente em e-book e impressa).


Além disso, Valek foi co-criadora e editora de um selo independente de ficção científica, o Universo desconstruído, teve uma coluna na Carta Capital e foi editora do portal de quadrinhos e cultura pop Update or die! Seus textos e demais produções estão disponíveis na internet desde 2003 e seu site foi criado em 2009.


A recomendação da Literatura acessível de hoje é seu texto Atravessar o rio, que você pode acessar aqui.

Você pode acessar o site de Aline Valek aqui.

E acompanhar a newsletter aqui.


. . .


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.

Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP