Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627

Um poema de Yolanda Arroyo Pizarro

Atualizado: 24 de Set de 2019


Yolanda Arroyo Pizarro é professora, palestrante, contista, poetiza, escritora. Além disso, feminista, afro lésbica e porto riquenha.

Sua trajetória de escrita começou quando ainda era jovem e em 2004 ela teve seu primeiro livro publicado: Origami de Letras (publicações Porto Riquenhas). Sua escrita é marcada pela ancestralidade e militância do movimento LGBTTIQ. Seus textos foram publicados em 15 países: Espanha, Equador, Gana, Reino Unido, México, Argentina, Panamá, Guatemala, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Dinamarca, Hungria e França, sendo eles Parseídas (2011), Lesbianas en Clave Caribeñas (2013), Violeta (2013) e Transcaribeñx (2017).



Infelizmente, seus textos ainda não foram publicados no Brasil. No entanto, a pesquisadora Jéssica Saraiva, do grupo de pesquisa Escrevivências de mulheres negras em diáspora, traduziu um de seus poemas, do livro Parseídas, e o disponibilizou na plataforma As mina na história.


Você pode acessar o poema traduzido aqui.

O blog As mina na história é um projeto de recuperação da memória de mulheres que transformaram o Brasil e o mundo. Idealizado por Sigrid Beatriz Varanis Ortega, o blog funciona por meio de pesquisa bibliográfica e de imagens, resgatando os feitos e a memória de importantes nomes femininos.

O projeto começou em 2015, quando Ortega, estudante de História da América Latina na UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) viu uma foto de Maria Bonita, na Olimpíada de História do Brasil da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e descobriu que pouco ou nada se sabe a respeito das mulheres que contribuíram para a História da Humanidade.

As redes sociais de As mina na história:

Facebook /asminanahistoria

Instagram @asminanahistoria

Twitter @minasnahistoria

E pode assinar a newsletter por aqui.


. . .


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.

Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!