Literatura na escola

Atualizado: Mai 25


Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e José de Alencar são alguns dos autores que você já deve ter lido (ou ouvido falar) durante o ensino médio. São conhecidos por terem produzido clássicos da literatura brasileira que, na maioria das vezes, são de leitura obrigatória na escola. Por serem obrigatórios, muitos alunos perdem o interesse e não leem ou escolhem ler apenas resumos dessas obras. Afinal, por que ler os clássicos?

De fato, a lista de livros escolares obrigatórios não agrada a todos. Entretanto, conhecer as obras de literatura é essencial para conhecer também o nosso país. Mais que isso, através dessas leituras, pode-se entender o contexto social em que o texto foi escrito além de contribuir para compreender o contexto de hoje. Essas obras, apesar de possuírem uma linguagem mais elaborada, também são importantes para conhecer diferentes estruturas da nossa língua e para ter contato com uma literatura que não se lê no dia a dia. Além disso, esses textos ampliam nossa bagagem e nos preparam para leituras ainda mais complexas que expandem nosso vocabulário e nossa visão. Alguns alunos, ao se depararem com essas obras, se apaixonam ainda mais pela literatura mostrando que esse tipo de texto ainda pode servir como um guia para os próximos livros.


Na escola, a discussão desses textos pode ser enriquecedora. Normalmente, o aluno tem uma visão diferente da do professor e, ao discutirem a obra, é possível que surjam mais pontos de vistas que ampliem ainda mais a visão do leitor, sem contar nas diferentes formas de abordar e de analisar o livro.

Essas leituras também preparam os estudantes para os grandes vestibulares. Portanto, ao ler os clássicos na escola, você também está adiantando e facilitando seus estudos. Não é por acaso que muitos dos livros escolares obrigatórios também apareçam nas listas de vestibulares. E qual a vantagem disso?


O fato é que na escola você terá diferentes análises acerca do livro, além de aprender e de se atentar para detalhes que na maioria das vezes são despercebidos pelos alunos. Com isso, ao se deparar com uma prova de vestibular, você estará ainda mais preparado e apto para enfrentá-la!

Por isso, a Odisseia disponibilizou a lista de livros obrigatórios para o vestibular da UNICAMP a fim de facilitar seus estudos. Esperamos que você leia vários clássicos e que aproveite essas leituras!


Veja a lista aqui.

. . .

Essa iniciativa surge com intuito de valorizar a educação e as universidades. O nosso post educacional ocorre mensalmente aqui no blog. Com ele, a Odisseia tem como objetivo apresentar o que é produzido nas universidades, além de incentivar a entrada nelas. Acreditamos na mudança por meio da educação, assim essa é a nossa pequena contribuição para a valorização do nosso futuro!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP