Livro de João do Rio - A alma encantadora das ruas


João do Rio (1881-1921) foi um jornalista, escritor e membro da academia de letras.

O autor trabalhou com vários gêneros, mas ganhou destaque nas crônicas, principalmente as que tiveram como palco o Rio de Janeiro.

O livro “A alma encantadora das ruas” foi publicado em 1908 e reúne várias crônicas escritas por João, falando sobre as inúmeras coisas que podiam ser vistas nas ruas cariocas da época.

A obra trata de muitos assuntos importantes, como a vida dos trabalhadores da indústria, moradores de rua, presidiários e vendedores ambulantes. Todos esses temas se mostram por um olhar único, transformando situações cotidianas em relatos interessantes e cativantes.

O texto se encontra em domínio público e pode ser lido aqui.

...


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

0 comentário

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP