Livros e Filmes: As Adaptações de 2019




Fizemos uma lista com os 10 principais livros que serão adaptados em filmes nesse ano.

2019 promete!


1- Máquinas Mortais, de Philip Reeve (10/01)



Máquinas Mortais é um filme de aventura pós-apocalíptico de 2018, baseado no romance homônimo de Philip Reeve. Com destaque de produção de Peter Jackson, o filme aborda um cenário pós-apocalíptico. Anos depois da "Guerra dos Sessenta Minutos". A Terra está destruída e para sobreviver as cidades se movem em rodas gigantes, conhecidas como Cidades Tração, e lutam com outras para conseguir mais recursos naturais. Quando Londres se envolve em um ataque, Tom (Robert Sheehan) é lançado para fora da cidade junto com uma fora-da-lei e os dois juntos precisam lutar para sobreviver e ainda enfrentar uma ameaça que coloca a vida no planeta em risco.

O primeiro livro da tetralogia de Reeve, de mesmo título do filme, foi lançado em 2001.


2- Se a Rua Beale falasse, de James Baldwin (24/01)



Baseado no célebre romance de James Baldwin, o filme acompanha Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê.


3- Boy Erased, de Garrad Conley (31/01)



O impactante livro de Conley foi lançado em 2016, sendo um livro de memórias do próprio autor, contando sua infância em uma família fundamentalista do Arkansas que o matriculou em terapia de conversão de sua homossexulidade.

O filme, já indicado a diversos prêmios, chega aos cinemas ainda nessa mês.

A narrativa segue Garrard (Lucas Hedga es) de apenas 19 anos mora numa pequena cidade conservadora do Arkansas. Ele é gay e filho de um pastor da igreja batista. Chega um momento em que ele é confrontado pela família, ou arrisca perder sua família e amigos ou entra num programa de terapia que busca a "cura" da homossexualidade.


4- Cadê você Bernadette? De Maria Semple (22/03, EUA)



Antes de viajar com sua família para a Antártica, uma arquiteta que sofre de agorafobia - o medo de estar em lugares abertos ou em meio à multidões - some sem deixar pistas para trás. Sua filha, então, através de emails, sessões com sua psicóloga, cartas e outros documentos, tenta descobrir para onde sua mãe foi e quais foram as razões de seu desaparecimento.

O livro de 2012 já conquistou milhares de fãs pela narrativa, prometendo um filme tão cheio de humor quanto.


5- Cemitério Maldito, de Stephen King (04/04)



A segunda adaptação da obra de Stephen King promete ser ainda melhor que a primeira de 1989.

Na sinopse da nova adaptação, uma família se muda para uma nova casa, localizada nos arredores de um antigo cemitério amaldiçoado, usado para enterrar animais de estimação, mas que já foi usado para sepultamento de indígenas. Algumas coisas estranhas começam a acontecer, transformando a vida cotidiana dos moradores em um pesadelo.


6- Artemis Fowl, de Eoin Colfer (08/08)



Baseado no amado livro infanto juvenil, Artemis Fowl chega aos cinemas pela Walt Disney Pictures.

Artemis Fowl é um garoto de 12 anos extremamente inteligente que usa sua capacidade para roubar. Um dia, ele descobre um local mágico chamado mundo das fadas. Decidido a roubar a fortuna local, ele sequestra um elfo e cobra um resgate para libertá-lo. Só que logo a Liga de Elite da Polícia parte em seu encalço.










7- IT, a coisa: capítulo 2, de Stephen King (05/09)



27 anos depois dos eventos de "It - Parte 1", o grupo de adolescentes que fazia parte do "Losers Club" - o clube dos perdedores - realiza uma reunião. No entanto, o que parece ser apenas um reencontro de velhos amigos acaba se tornando em uma verdadeira e sangrenta batalha quando Pennywise (Bill Skarsgard), o palhaço retorna.









8- A Mulher na Janela, de A. J. Finn (04/10)



Anna Fox ( Amy Adams) mora sozinha em uma casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo vinho, assistindo filmes antigos, conversando com estranhos na internet. Quando uma nova família se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela vida perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê algo que muda tudo para sempre.


9- O Pintassilgo, de Donna Tart (11/10)



Theodore Decker (Ansel Elgort) sobreviveu a um atentato terrorista em uma galeria de arte, mas perdeu sua mãe no local. Vivendo em Las Vegas, ele acaba ingressando em uma carreira perigosa e à margem da lei: a falsificação de obras.


10- As Mulherzinhas, de Louisa May Alcott (25/12)


Icônico clássico da literatura norte americana, Mulherzinhas (1868) ganhará uma nova adaptação em 2019. O filme terá direção de Gretta Gerwig e elenco de peso, com Emma Watson Meryl Streep, Saiorse Ronan e Timothée Chalamet.




**Sinopses retiradas do site Adoro Cinema.

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627