Matérias para ingressantes


Entrar na universidade já é um momento repleto de novidades, mudanças e desafios, e participar desse momento no meio de uma pandemia é ainda mais complexo. Por isso, pensando em auxiliar os alunos ingressantes desse ano, preparamos uma série de posts que abordam as matérias oferecidas no primeiro semestre e que são, normalmente, voltadas para os mesmos. Através desses posts, os alunos podem ter uma visão mais completa sobre o que as matérias discutem, como o fazem, por que são necessárias, entre outros tópicos. Aqui, falaremos sobre essas disciplinas dentro do curso de Letras diurno e noturno e, nos próximos posts, sobre as matérias oferecidas nos cursos de Estudos Literários e Linguística, respectivamente (caso queira saber mais sobre os cursos oferecidos no IEL, acesse aqui). Nosso blog conta com 3 publicações que trazem informações mais detalhadas sobre os respectivos cursos.


Matérias oferecidas no primeiro semestre de 2021- Letras


A primeira disciplina é a HL 121, também conhecida como Fonética, fonologia e morfologia, sendo divida em 3 módulos, respectivamente. A fonética apresenta uma introdução aos sons da fala, como esses sons acontecem, quais órgãos participam desse processo, o que é a transcrição e o alfabeto fonético internacional, etc. A fonologia aborda aspectos de como esses sons são classificados, apresentando conceitos como fonema, alofone, arquifonema e as classes naturais. Já a morfologia apresenta a forma das palavras, como elas se flexionam e de onde se originam. A partir desses 3 módulos, o alunos passam a ter uma visão mais geral de como funcionam os processos relacionados à fala e conseguem, por exemplo, distinguir se um transtorno de fala de um aluno está relacionado aos órgãos articuladores ou se é apenas uma confusão entre dois fonemas como em "casa" e "caza". O aluno que se interessar pela área pode atuar em diversas profissões: pode avaliar os problemas de fala e, junto com outros profissionais, propor soluções; pode auxiliar estrangeiros com a pronúncia; pode atuar em órgãos judiciais que analisam gravações de fala; também pode participar de projetos que desenvolvam programas com comandos de voz, etc. É um campo vasto e interessante.

Essa matéria é obrigatória tanto no curso de Letras diurno quanto no noturno e oferece 4 créditos.


Outra disciplina que é oferecida no primeiro semestre é a HL 127 - Introdução às ciências da linguagem. Nela, os alunos discutem sobre o processo histórico de construção do objeto linguístico e as revoluções tecnolinguísticas, as funções da linguagem, as diferenças entre a linguagem humana e a comunicação animal e como se estuda cientificamente a linguagem, além de outros temas relacionados. Essa área proporciona uma visão mais científica sobre o objeto de estudo da linguagem e aborda como esse estudo pode ser feito. É uma disciplina rica, com alta carga de leitura e que exige atenção especial, visto que traz textos clássicos e iniciais sobre a linguagem. Os alunos que se interessarem podem atuar, principalmente, como pesquisadores dessa área ou até no ensino nos diferentes campos da Linguística.

É disciplina obrigatória para o curso de Letras diurno e noturno e possui o total de 4 créditos.


A matéria HL 143 também é oferecida. Conhecida como Latim I, essa disciplina oferece uma visão geral sobre a língua latina, abordando, por exemplo, aspectos gramaticais do nome e do verbo através da leitura de peças teatrais. Além disso, a matéria exige traduções e exercícios para fixação e expõe pontos relevantes para o ensino de português. A disciplina também proporciona o contato dos alunos com diferentes dicionários, estudos dirigidos, gramáticas e bancos de dados. É uma experiência rica que permite aos alunos entenderem o funcionamento do português através da sua língua de origem, o latim. Os estudantes que tiverem interesse nessa área podem continuar e estudar até o Latim XIII, por exemplo, a fim de serem futuros professores dessa língua, além da possibilidade de pesquisa nessa área e trabalhos que envolvam tradução e reconstrução linguística.

É disciplina obrigatória para Letras diurno e noturno e oferece 4 créditos.


Outra disciplina que também está presente no primeiro semestre é a LA 104 - Letramentos: teoria e prática. Nela, os alunos estudam os conceitos de letramentos, de alfabetização e os mitos e preconceitos envolvidos. Também têm contato com as práticas letradas nas diferentes comunidades e exploram o modo como se dão os novos letramentos e os multiletramentos na sociedade, além de mapearem os letramentos no Brasil. Os alunos que se interessarem podem seguir carreira de pesquisador (visto que esse é um campo de pesquisa cada vez mais presente na sociedade e possui temas vastos) ou podem lecionar.

É matéria obrigatória para o curso de Letras diurno e noturno e conta com 4 créditos.


A matéria LA 405 – Seminários em ensino de língua portuguesa também é oferecida. A disciplina discute conceitos e autores que introduzem as discussões sobre o ensino e aprendizagem nas aulas de português. Nela, os alunos aprendem sobre as práticas de linguagem na escola e sua relação com a organização curricular, variação linguística e gêneros do discurso. LA 405 é imprescindível, pois tem como objetivo fornecer bases para os estudantes começarem a discutir as questões que estão presentes nas aulas de língua portuguesa. Os interessados podem se tornar pesquisadores, lecionar ou até trabalhar em escolas e instituições oferecendo consultoria a fim de auxiliar e propor soluções para as práticas escolares.

A matéria é obrigatória para alunos de Letras diurno e noturno e oferece 2 créditos.


TL 108 – Introdução à Literatura e Cultura Brasileira também está na lista de matérias do primeiro semestre. Essa disciplina tem o objetivo de apresentar e problematizar diferentes obras literárias que fazem parte da cultura brasileira e, a partir delas, discutir sobre a noção de cultura, tipos e estereótipos brasileiros. É uma matéria que fornece subsídios para que os alunos pensem a respeito da relação entre a identidade brasileira e as obras literárias. Os alunos que se interessarem podem seguir carreira de professor ou até trabalhar com pesquisas no vasto campo de teoria literária.

É obrigatória para Letras diurno e noturno e possui 4 créditos.


Por último, apresentamos a LG 028 – Atividades em Diversidade e Direitos Humanos que tem como objetivo propiciar discussões sobre o tema. Os alunos devem participar de atividades que abordem o assunto e devem realizar um trabalho que discorra sobre as mesmas.

É obrigatória somente para Letras diurno e conta com 2 créditos.


Vale ressaltar que os programas e objetivos das disciplinas estão disponíveis no site do IEL O site da DAC também possui todas as informações necessárias. Recomendamos que vocês, ingressantes, planejem os horários e se organizem para que o semestre seja o melhor possível. Desejamos um ótimo semestre a todos!


. . .


Essa iniciativa surge com intuito de valorizar a educação e as universidades. O nosso post educacional ocorre mensalmente aqui no blog. Com ele, a Odisseia tem como objetivo apresentar o que é produzido nas universidades, além de incentivar a entrada nelas. Acreditamos na mudança por meio da educação, assim essa é a nossa pequena contribuição para a valorização do nosso futuro!

0 comentário

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP