Matérias para ingressantes - Linguística



Já apresentamos, no post anterior, as disciplinas destinadas para ingressantes do curso de Estudos Literários. Nesse post, iremos apresentar as matérias que serão oferecidas no primeiro semestre 2021 do curso de linguística. Esse curso também é oferecido pelo IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), no período diurno e na forma de bacharelado.


A primeira matéria é a HL111-A (Introdução aos Estudos da Linguagem) cujo objetivo é introduzir conceitos sobre linguística, tais como o que ela aborda, quais são as áreas de investigação e os métodos utilizados, relação entre linguagem e sociedade, teorias como estruturalismo, gerativismo e funcionalismo e alguns problemas relacionados à linguagem. A disciplina é obrigatória para alunos ingressantes e conta com um total de 4 créditos.


Outra disciplina oferecida é a HL 120 - A. Também conhecida como Linguagem e Investigação em Ciências Humanas, essa matéria tem a intenção de refletir sobre o lugar da linguagem dentro das Humanidades, além de apresentar, problematizar e comparar diferentes pontos de vista sobre os objetos científicos. A matéria também aborda questões relativas à ciência de modo geral, comparando as ciências naturais e as humanas, além de discutir os limites entre o social e o natural. HL 120 possui 4 créditos e é oferecida no período diurno, assim como todas as outras, visto que o curso de Linguística só ocorre nesse período.


HL 143 - A também é obrigatória para os ingressantes de Linguística. Essa matéria tem o nome de Latim I e, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de introduzir a língua latina e abordar aspectos gramaticais, dentre eles as declinações do latim, os verbos e as características morfossintáticas. A disciplina conta com diversos textos literários que deverão ser lidos e traduzidos, dando uma noção não só da estrutura da língua, mas também da literatura da mesma. Além disso, o conhecimento relativo ao latim será útil para que os alunos entendam a origem do português e tenham uma visão mais geral sobre as línguas.

É uma disciplina essencial que conta com 4 créditos.


História das Ideias Linguísticas (HL 533 - A) também é obrigatória para ingressantes de Linguística. A disciplina tem como objetivo introduzir as discussões sobre o saber linguístico, seus modos e suas tecnologias. São apresentados conceitos como gramaticalização, objeto de estudo da Linguística, funcionamento versus normatividade, revoluções tecno-linguísticas e políticas linguísticas. A matéria conta com 4 créditos e é extremamente importante.


TL 118 - B, também conhecida como Textos em Teoria, Crítica e História Literária I, aborda questões como leitura e interpretação de textos de teoria, objeto da literatura, historicismo e historicidade, a autoridade da literatura, correntes e teorias da crítica literária, etc. É uma matéria que possui 2 créditos e que deve ser cursada junto com a TL 222 - B.


Por último, também é oferecida a disciplina TL 222 - B (Pesquisa XII - Historiografia Literária I), que deve ser cursada concomitantemente com a TL 118. Aquela tem o objetivo de introduzir aos alunos os possíveis temas de pesquisa sobre estudos literários. Além disso, a disciplina apresenta diferentes correntes teóricas a fim de que os alunos percebam as diferentes escolhas, limitações e problematizações dos temas. Essa matéria oferece 2 créditos e também é obrigatória.


Vale lembrar que todas essas informações estão disponíveis no site do IEL. Além disso, os estudantes devem consultar mais informações no site da DAC e ainda, caso desejarem, podem utilizar o planejamento do GDE. Reforçamos que ter um planejamento e um cronograma das aulas auxilia no entendimento das disciplinas e ajuda a organizar melhor o tempo. Por isso, estudantes, planejem-se e aproveitem o primeiro semestre aqui no IEL! Nós, da Odisseia, desejamos um ótimo semestre a todos! Sejam bem-vindos ao IEL!


. . .


Essa iniciativa surge com o intuito de valorizar a educação, a ciência e a universidade. O post educacional ocorre mensalmente aqui no blog e com ele, a Odisseia tem como objetivo apresentar reflexões, críticas e sugestões para os estudantes, além de incentivar e auxiliar a entrada na universidade. Acreditamos na mudança por meio da educação. Portanto, essa é a nossa pequena contribuição para a valorização do nosso futuro!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP