Metalinguagem poética

Engana-se quem pensa

que poesia

é só verso e só rima.


A poesia é um gênero textual que permite muita liberdade ao escritor, que pode usar verso ou prosa (sim, prosa poética!), versos longos ou curtos, metrificados ou não — ou seja, com sílabas poéticas regulares ou irregulares —, para contar uma história ou para expressar um sentimento e uma opinião, para fazer uma crítica ou um relato. A poesia traz infinitas possibilidades de experimentação com a linguagem e a produção textual artística é essencialmente isto: experimentação com a linguagem. 



Durante a quarentena, nos tempos delicados que passamos, dar uma chance a poesia pode ser algo interessante não só para fazer passar o tempo como também para descobrir um novo universo, uma nova maneira de contar histórias e compartilhar sentimentos. E a leitura de poesia pode ser um bom começo para o encorajamento da produção original!


Leia O poeta, poema de Lissânder Dias.

Lissânder Dias é autor da plataforma Fatos e Correlatos, onde publica poesias, crônicas, contos e outros textos.


. . .


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.

Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP