Minicontos brasileiros

Venha conhecer alguns minicontos brasileiros !

O miniconto é tido, na grande maioria das vezes, como um subgênero do conto. É comum, também, haver uma distinção entre o miniconto e o microconto, sendo que o primeiro é maior em extensão física que o segundo.

Por isso, os minicontos apresentam as mesmas características de seu gênero progenitor, como poucas personagens (às vezes nenhum!), mesmas possibilidades de temáticas e tipos de narração (ex. terror, romance, etc), tempos verbais uniformes em toda a extensão da narrativa, entre outros. Aquilo que verdadeiramente distingue o miniconto (e, por sua vez, o microconto) do conto é a forma de transmitir àquele que o lê certo sentimento, emoção ou impacto: com o mínimo de informações e na menor extensão possível.

Marcelino Freire reuniu cem escritores brasileiros contemporâneos para formar uma obra com um miniconto de cada autor. Desse projeto foi formado o livro:

“Os cem menores contos brasileiros do século”, que você pode ler ,aqui.

Parte do livro foi disponibilizada pelo google books, um ferramenta criada para ajudar a busca de livros na íntegra. O banco de dados é protegido para que se visualizem somente algumas páginas dos livros, mas a parte apresentada é suficiente pra ler vários minicontos do livro!

para acessar o google book clique ,,aqui.

,,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *