Notícia: Chico Buarque recebe Prêmio Camões e "Eleanor & Park" será adaptado para os cinemas

As notícias de Maio vão alegrar os amantes tanto da literatura quanto do cinema e da música!

O compositor, cantor, romancista e dramaturgo Chico Buarque de Hollanda recebeu esta semana o Prêmio Camões de Literatura. Mais conhecido por sua música, o compositor já escreveu alguns romances, sendo “Irmão Alemão” seu último livro publicado.

O Prêmio Camões seleciona anualmente um autor de país de língua portuguesa considerando a qualidade e impacto de sua obra completa. A escolha chama atenção e lembra a premiação do Nobel de Literatura conferido a Bob Dylan, em 2016. Novamente entra em debate se música pode ser considerada literatura. Quanto à escolha, o júri emitiu a seguinte nota: “Seu trabalho atravessou fronteiras e mantém-se como uma referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.

Chico Buarque é o 13° autor brasileiro premiado!



A segunda notícia é para os fãs de Young Adult, literatura adolescente. Os direitos do livro “Eleanor & Park” foram comprados pela produtora PICTURESTART, indicando que logo mais um filme baseado no livro estreará nos cinemas! Após seis anos da publicação, a escritora Rainbow Rowell irá reencontrar seus personagens. A autora será responsável pela adaptação e produção do filme.

Sinopse*


'Eleanor & Park' é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas

consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e 'grandes', é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


*Sinopse retirada do site da Livraria Cultura

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627