O Espelho, de Machado de Assis

Machado de Assis (1839 – 1908) foi um grande escritor brasileiro, considerado por muitos o melhor de toda a literatura nacional. Esse...

Machado de Assis (1839 – 1908) foi um grande escritor brasileiro, considerado por muitos o melhor de toda a literatura nacional.

Esse autor escreveu inúmeras obras consideradas canônicas para a educação no Brasil, como, por exemplo, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881) e “Dom Casmurro” (1899). Apesar da relevância de seus romances, Machado não se restringiu somente a esse gênero, tendo também um grande número de produções de contos, poesias e peças de teatro.

O texto a ser evidenciado hoje é o conto “O Espelho” (1882), o qual traz uma reflexão sobre a autoimagem do ser humano e os fatores sociais e psicológicos envolvidos nessas dinâmicas. Com um tom bem lúdico, o autor vai levantar a questão das “duas almas” e como elas refletem quem nós somos.

Para ler esse conto, clique ,aqui.

Esse texto está disponível em domínio público, assim como muitas outras obras deste e outros autores da nosso país. Para ter acesso a mais recortes da literatura brasileira por esse meio, clique ,aqui.

,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *