Odisseia Recomenda: O Mundo Sombrio de Sabrina e Riverdale, o universo de Archie Comics

Nem todos sabem, mas as séries Riverdale (2017) e O Mundo Sombrio de Sabrina, nova série da Netflix, pertencem ao mesmo universo. Embora...

Nem todos sabem, mas as séries Riverdale (2017) e O Mundo Sombrio de Sabrina, nova série da Netflix, pertencem ao mesmo universo. Embora ambas as séries tenham os mesmos produtores e em Sabrina a ligação com Riverdale seja indicada pela duas cidades (Greendale e Riverdale) serem próximas, a conexão vem de muito antes: Sabrina e Archie (além de outros personagens da série como Jughead, Betty e Veronica) surgiram ambos da Archie Comics, uma editora de quadrinhos estadunidenses.

Em 1939 nascia a MLJ Magazines, mudando de nome anos depois para Archie Comics, a publicação mais famosa da empresa. 70 anos depois, os personagens dos quadrinhos continuam envolvendo novos públicos em diversas áreas midiáticas.

Chilling Adventures of Sabrina (série da Netflix)

Prestes a completar dezesseis anos, a jovem Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) é obrigada a tomar uma decisão crucial que mudará sua vida para sempre. Ela deve escolher entre o mundo das bruxas e o mundo dos mortais, enquanto luta para proteger a família e os amigos de forças sombrias que os ameaçam.

Lançada para o Halloween de 2018 na rede Netlfix e com título traduzido para o Português como “O Mundo Sombrio de Sabrina” é diretamente baseada nos quadrinhos de mesmo nome, porém se passando em tempos atuais.

A série é protagonizada por Kiernan Shipka e traz uma nova abordagem para uma saga já tão reproduzida e adaptada. O romance com Harvey Kinkle (Ross Lynch) e a relação com a família, interpretados por Miranda Otto (tia Zelda), Lucy Davis (tia Hilda) e Chance Perdomo (primo Ambrose) obtêm mais profundidade nessa adaptação. Embora o icônico e amado gatinho Salem não fale, está sempre presente como um familiar protetor.

Mais maduras que as antigas adaptações, O Mundo Sombrio de Sabrina trata de questões de permanecimento e identidade, não só de Sabrina, presa em sua decisão entre o mundo mortal de seus amigos e seu coven, mas também Harvey e Susie, amigos da protagonista, deslocados de suas famílias “tradicionais”.

O Cenário macabro é um grande atrativo da série, fugindo totalmente da série de sucesso de 1996, Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.

Riverdale

Riverdale traz uma abordagem subversiva de Archie (KJ Apa), Betty (Lili Reinhart), Veronica (Camila Mendes), Jughead Jones (Cole Sprouse), Josie (Ashleigh Murray) e seus amigos, explorando o surrealismo de uma pequena cidade e seus curiosos habitantes. A história começa quando a cidade se recupera de uma trágica perda, o que leva Archie a pensar mais seriamente a respeito de seu futuro. Com isto, ele embarca em uma jornada em busca de realizar o seu sonho de tornar um grande músico; mas cumprir essa missão não será nada fácil, enquanto Archie ainda precisa lidar com sua agitada vida amorosa, dividido entre Betty e Veronica.

A série de televisão foi lançada pela rede CW em 2017, já tendo 3 temporadas lançadas. Riverdale é assim como Sabrina, baseada nos personagens da Archie Comics.

O fator mistério e o ar de “série policial” torna Riverdale atraente e intrigante, além de trazer temas ligados as problemáticas da adolescência.

As origens

Archie

A série de quadrinhos de sucesso durou de 1942 a 2015, acompanhando o adolescente Archie Andrews envolvido em um triangulo amoroso com Betty Cooper e Veronica Lodge e as relações com o melhor amigo, Jughead Jones. Até ai Archie apresenta grandes semelhanças com sua adaptação Riverdale, porém o público alvo dos quadrinhos era muito mais jovem do que o da série, portanto os temas e histórias contadas são bem diferentes.

Uma nova série passou a ser publicada a partir de 2015 voltada para um público alvo composto por adolescentes. A história de Archie ganha um reboot, reiniciando a trama a trazendo um design moderno e mais atraente para o novo público.

Sabrina, the Teenage Witch

Sabrina surgiu como uma ideia para uma personagem apenas de passagem em 1962 no quadrinho Archie’s mad house, porém a bruxinha ganhou o coração dos fãs, recendo sua própria séries anos mais tarde.

Sabrina, que na verdade, é uma meia-bruxa (sua mãe é mortal, e seu pai um bruxo) vive com suas duas tias, Hilda e Zelda (ambas bruxas), na cidade de Greendale, cidadezinha nas redondezas de Riverdale. Salem Saberhagen, icônico bichinho de estimação de Sabrina, é na verdade um bruxo transformado em gato como punição por suas tentativas de dominação mundial.

Sabrina já possuiu desenhos para TV e uma sitcom dos anos 90, muito popular.

Chilling Adventures of Sabrina (comic)

Publicada a partir de 2014, a nova série de quadrinhos da Archie Comics visa um novo território da história de Sabrina, sendo uma versão mais sombria da original de 1962.

Sinopse: Ambientada nos anos 60, a bruxa Sabrina vive com suas tias bruxas, Hilda e Zelda, seu primo Ambrose e Salem, seu felino familiar, na cidade de Greendale. Aproximando-se de seu décimo sexto aniversário, ela deve escolher se vai se tornar uma bruxa completa ou seguir uma vida mortal com seu namorado, Harvey Kinkle. Enquanto isso, Madame Satã, uma antiga chama do pai de Sabrina, voltou do inferno e quer se vingar da família Spellman

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *