ODISSEIA RECOMENDA: Psicose e Bates Motel

Atualizado: 30 de Mar de 2019



A recomendação desse mês vem em dose tripla!

Psicose se transformou em um clássico do cinema. Talvez o mais famoso e aclamado do cineasta Alfred Hitchcock, produtor e diretor do filme. A história é mais conhecida como filme, porém, foi baseada em um livro de mesmo nome escrito por Robert Bloch e publicado em 1959. A lendária atuação ficou por conta de Janet Leigh como a vítima, Marion Crane e Anthony Perkins como o inesquecível Norman Bates.

Para manter o mistério acerca do final do livro, o diretor comprou anonimamente os direitos autorais do livro de Bloch, tendo pago cerca de onze mil dólares em todas as cópias de Psicose disponíveis no mercado, assim ninguém saberia a história antes de ir ao cinema e se surpreenderia com o icônico final.


Sinopse do filme de Alfred Hichcock.

Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.









Outros filmes sobre o livro de Robert Bloch foram feitos após o grande sucesso, mas nenhum conseguiu atrair a atenção do público.

Até a série Bates Motel. Ela conta com cinco temporadas, começou em 2013 e acabou em 2017 (todas as temporadas estão disponíveis na Netflix) e acompanha Norman Bates, interpretado por Freddie Highmore (The Good Doctor), o assassino, a partir de sua adolescência, demonstrando a relação que tinha com a mãe, interpretada por Vera Farmiga (Invocação do Mal) e como ele se tornou o maníaco que vemos no filme. Com certeza é muito indicada para todos que gostaram do filme ou/e do livro!


Sinopse da série:

Após a misteriosa morte de seu marido, Norma Bates decidiu começar uma nova vida longe do Arizona, na pequena cidade de White Pine Bay, em Oregon, e leva o filho Norman, de 17 anos, com ela. Ela compra um velho motel abandonado e a mansão ao lado.

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627