Olhando e lendo o poema

O texto é visto, é lido, é palavra, é imagem. Conheça a designer-poeta brasileira que ilustra versos.

Quando os olhos passeiam pelas linhas no papel, pelas letras das palavras e por páginas e mais páginas (de livros ou da internet), lemos e absorvemos diversas ideias, nos voltando para nós mesmos ou indo para mundos distantes de nós, refletindo, imaginando, adentrando nosso próprio interior ou o transportando para lugares que só nós conhecemos. Mas esse retorno que a leitura proporciona dificilmente desperta nossa atenção para o ponto de início de quase toda leitura: os olhos.

Os olhos captam a luz e convertem em imagens que por vezes formam letras e por outras formam ilustrações e a designer Graciela Campos escreveu um poema e fez uma ilustração que falam exatamente sobre ver, ser visto, enxergar. O  poema e a ilustração são acompanhados de um texto curto em prosa explicando as inspirações da designer-poeta e seu processo criativo.

Leia o poema ilustrado “Olho, olho”, de Graciela Campos, aqui.

Graciela Campos é autora da plataforma Design com poesia, espaço onde posta textos ilustrados escritos e desenhados por ela mesma. Professora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), a designer relaciona poesia com design dizendo que ambos tocam o coração das pessoas, confirmando não somente a transmissão de informação, mas sua incorporação. Saiba mais sobre as relações de design com poesia a partir do texto curto com as explicações da autora.

. . .

Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.
Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *