Os fins do mundo

De quantas maneiras o mundo poderia acabar? E o que aconteceria depois?

Durante a quarentena e observando a situação mundial, não é difícil pensar que estamos vivendo um cenário quase apocalíptico, digno de produção cinematográfica e trilha sonora impactante. Auto isolamento, medo de infecção, suspensão de atividades e pandemia. Parece que para enlouquecer só precisamos de mais alguns minutos sozinhos em casa sem nossas rotinas normais, no entanto, algumas coisas podem nos distrair e nos entreter durante esses dias. O livro Depois do fim – contos pós-apocalípticos é uma deles!

Depois do fim traz três histórias não-sequenciais dos autores Vitor Marmirolli, Paula Cruciol e Claus Corbett relacionadas ao apocalipse, cada uma abordando o tema à própria maneira, seguindo uma linha do tempo geral. A primeira história, Mente sã, corpo são, ilustra o início do apocalipse e suas consequências imediatas; a segunda história, Comandante de areia, traz acontecimentos e personagens que lidam com um apocalipse presente; terceira história, Protocolo Egeu, traz situações que se passam em um cenário onde o apocalipse já aconteceu e a sociedade está se reorganizando. Cada conto, no entanto, traz um apocalipse e um universo distinto em histórias que não se cruzam.

Os autores são estudantes e ex-estudantes da Unicamp: Vitor Marmirolli é graduando em Letras e amante de literatura fantástica, tendo grande parte de suas produções inspiradas em partidas de RPG; Paula Cruciol é graduanda em Estudos Literários, amante de ficção científica e prosa poética, inspirada pelo próprio ato da escrita; Claus Corbett é graduado em linguística, apaixonado pelo universo geek e inspirado pela busca pela representatividade na literatura.

A organização da coletânea foi feita por Presto Kowask, Katherine Peçanha Cavretti Zago, Renan Vinicius Barbosa e Raíssa Galego, com ilustrações de Hudson Casaril da Rosa, e a publicação foi feita pela TL224 Publicações.

A coletânea Depois do fim pode ser acessada gratuitamente por aqui.

TL224 Publicações é na verdade fruto de uma disciplina do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp), onde estudantes aprendem na prática as etapas da editoração de livros publicando originais enviados por escritores, docentes e funcionários de toda a universidade.

. . .

,,Literatura ,,acessível,, é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.

Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *