"Poema dos olhos da amada", de Vinícius de Moraes


Vinícius de Moraes (1913 - 1980) é um dos mais talentosos e populares poetas brasileiros. Além de sua criação literária, o autor também compôs uma peça de teatro - "Orfeu da Conceição" - e teve uma prolífica e valiosa produção na música popular brasileira, principalmente durante o período da Bossa Nova, em que compôs as letras de "Garota de Ipanema" e "Chega de Saudade".



Um dos produtos dessa atuação múltipla como poeta e músico é "Poema dos Olhos da Amada". Incluído na sua "Antologia Poética", de 1954, o poema foi musicado tempos depois pelo compositor Paulo Valente Soledade Filho - ou Paulinho Soledade, como chama o poeta.

Em 1973, o próprio Vinícius cantou a versão musicada de seu poema, no show "Poeta, Moça e Violão", realizado junto ao compositor Toquinho e à cantora Clara Nunes. O poema pode ser lido aqui, e a versão musicada aqui. É interessante comparar as duas versões, atentando à manipulação dos versos que estavam na versão escrita para formarem uma outra versão, levemente alterada, na canção.



Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo