Poema de Ana Cristina Cesar


Ana Cristina Cesar (foto ao lado) foi poeta, tradutora, jornalista e escritora. A autora nasceu no Rio de Janeiro em 1952 e foi considerada uma das figuras mais importantes da poesia marginal. Ana tinha um estilo poético particular: escrevia e refletia sobre a existência, a consciência e a vida de um modo intimista e coloquial.

Além disso, também misturava seus pensamentos com fatos cotidianos e os transformava em versos interessantes e reflexivos, assim como faz no poema "Soneto", que questiona sobre a loucura e a sanidade dela mesma. Ela nos convida para o universo do subconsciente e nos faz refletir através de diferentes ângulos.


Leia o poema "Soneto" aqui.

Além do poema citado acima, a autora escreveu "Psicografia", "Quartetos", "Noite carioca", "Poesia", "Samba-canção" e muitos outros. Todos esses versos foram disponibilizados pela Revista Prosa, Verso e Arte, site cujo objetivo é apoiar o trabalho realizado pela plataforma Templo Cultural Delfos, em que há conteúdos culturais, educacionais, artísticos e científicos que contribuem para maior acesso à cultura e à literatura. Para saber mais, acesse aqui.


. . .


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP