Poemas de João Cabral

João Cabral de Melo Neto foi um poeta pernambucano, falecido em 1999.

Iniciou sua carreira literária aos 22 anos, no Rio de Janeiro.

Durante sua jornada como escritor João se tornou uma figura importante para a poesia moderna, tratando em seus textos de assuntos relevantes e sensíveis.


Algumas de suas obras são:

  • O cão sem plumas em 1950;

  • A educação pela pedra em 1966;

  • Morte e vida severina e outros poemas em voz alta em 1966;

  • Agreste em 1985;

E muitas outras.

Seu maior destaque foi com 'Morte e vida severina', ganhando uma animação com desenhos baseados nos quadrinhos do cartunista Miguel Falcão e um filme produzido em 1981, distribuído pela emissora Globo e dirigido por Walter Avancini.


Para ler vários poemas do autor clique aqui.

Os poemas foram disponibilizados pelo site Escritas.org. Essa plataforma é um Projeto sem fins lucrativos nem publicidade, com o objetivo de divulgação da literatura em língua portuguesa.

Para saber mais do site clique aqui.


...


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!


Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP