Poesia concreta

Atualizado: Mar 29

A poesia é um gênero com estrutura bem característica e conhecida, mas você já se deparou com os poemas concretos?


O movimento do concretismo nasceu por volta dos anos 50, trazendo uma nova visão para esses tipos de enunciado.

A poesia concreta tem como principal aspecto a composição gráfica livre e diversificada, usando da criatividade para que sejam complementados os sentidos das palavras escritas.

As possibilidades são infinitas, as cores dos texto/fundo, a disposição das palavras na página, a ordem das sílabas, as semelhanças fonéticas, tudo pode ser explorado!





Imagem por: Fábio Bahia


Para ler alguns poemas concretos, clique aqui

Os poemas foram disponibilizados pelo escritor Fábio Bahia, um autor contemporâneo que divulga sua poesia concreta por meio de suas redes sociais.

Para conhecer mais do autor clique aqui.

...


Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP