Por que você lê?


Poderia se dizer que uma das principais razões que levam as pessoas a adquirir o gosto pela leitura é a busca pelo escapismo. O mundo real às vezes é pesado demais, bagunçado demais, barulhento demais e, de certa forma, apenas demais para que possamos aguentar. O mundo ficcional, no entanto, pode nos levar em aventuras, representar uma possibilidade de mudança ou mesmo ser um lugar onde não precisamos nos preocupar com a realidade — nem que seja por alguns segundos virando páginas de papel.


Por outro lado, assim como a leitura pode nos tirar da realidade, ela também pode nos fazer refletir mais profundamente sobre ela, ou seja, possibilitar um retorno ao mundo real por diferentes lentes, diferentes perspectivas. O poder do texto é imenso e flexível, capaz de provocar diferentes efeitos a cada leitura, a cada novo par de olhos.


Assim, o mini-conto de Claudio B. Carlos, publicado na revista Athena, é exatamente sobre isto: o desejo de querer fugir e ao mesmo tempo encarar a realidade.


Querendo fugir da realidade ou mergulhar nela, você pode ler "Torpor", de Claudio B. Carlos, aqui.

A Revista Athena é um periódico trimestral eletrônico que divulga autores nacionais e estrangeiros, com publicações em português (brasileiro e de Portugal), inglês, espanhol e francês. O principal objetivo da revista é possibilitar comunicação por meio da divulgação de criatividade, e ela está atualmente em sua décima edição.

Você pode submeter seus textos para publicação pelo e-mail revista.athena2017@gmail.com e acessar as normas de submissão por esta plágina.

. . .

Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!


Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP