Português e literatura no Vestibular Unicamp

Apesar de estarmos vivendo uma pandemia, as escolas e as universidades têm criado várias formas de continuar as aulas à distância e de não perder esse vínculo de sala de aula entre estudantes e professores. Entretanto, as dificuldades ainda permanecem e a maior é para aqueles que estão no último ano do Ensino Médio ou que já terminaram os estudos, mas ainda se dedicam para ingressar na universidade. Esses alunos estão tentando se adaptar para continuar os estudos e, ao mesmo tempo, se preparar para o vestibular. Mas como fazer isso sem as aulas presenciais?


Nós, como profissionais da linguagem, temos algumas sugestões de livros e materiais que podem auxiliar os vestibulandos nesse processo. Os livros são focados em português, literatura e redação e tem como objetivo complementar os estudos em casa.



Pensando em literatura, indicamos o livro “Panorama da Literatura Portuguesa”, onde os autores William Cereja e Thereza Magalhães apresentam as escolas literárias e as questões culturais relacionadas a cada uma delas. A obra conta com inúmeros exercícios, textos literários e sugestões de pesquisa e leitura que auxiliam a contextualizar os momentos históricos.



Além do livro citado, indicamos nossos mapas mentais sobre escolas literárias. Esses pequenos resumos são postados na nossa página no Facebook toda sexta-feira seguindo a ordem cronológica do universo literário. Apesar de mais simples, eles condensam informações sobre cada período e podem auxiliar nos estudos.



Em redação, é importante que os vestibulandos conheçam o tipo de prova, saibam o que será avaliado e como serão as propostas. Para isso, indicamos o livro “A redação no Vestibular Unicamp”. A obra traz os critérios usados para avaliar as redações e evidencia a importância de ser um leitor crítico. Além disso, a publicação apresenta as mudanças nas provas de redação do Vestibular Unicamp nos últimos 30 anos e traz as recentes ações implementadas pela Comvest sobre inclusão e acesso no vestibular.



Outro material que pode auxiliar os vestibulandos é o livro “Vestibular Unicamp Redações 2019” que seleciona as 30 melhores redações daquele ano e faz uma breve introdução das propostas e do que era esperado pelos candidatos. Com isso, os alunos podem ler as redações selecionadas a fim de terem maior conhecimento sobre a prova e sobre como se dá a correção. O livro é lançado desde o vestibular de 2004 e todos os anos é atualizado com as redações selecionadas e com o novo panorama.


Por fim, também destacamos a importância da lista de livros obrigatórios do Vestibular Unicamp 2021. A lista foi modificada devido à pandemia e, de 12 obras, somente 7 serão cobradas. Além disso, os livros são de domínio público e portanto, são acessíveis e fáceis de encontrar. Para acessar a lista, clique aqui.

. . .


Essa iniciativa surge com intuito de valorizar a educação e as universidades. O nosso post educacional ocorre mensalmente aqui no blog. Com ele, a Odisseia tem como objetivo apresentar o que é produzido nas universidades, além de incentivar a entrada nelas. Acreditamos na mudança por meio da educação, assim essa é a nossa pequena contribuição para a valorização do nosso futuro!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP