QUINTA GRAMATICAL: O que é Gramática Normativa?


Oi pessoal! Na Quinta Gramatical de hoje vamos estudar o conceito de Gramática Normativa e entender suas aplicações e consequências.


Gramática Normativa (GN) ou Prescritiva é a "gramática dos dicionários", dita como a norma culta. Ela busca definir as regras gramaticais de uma língua, como o uso dos tempos verbais, concordância de gênero, número e grau, preposições, adjetivos, entre outros. É a gramática ensinada nas escolas, muitas vezes chamada apenas de"Português".


A GN é considerada a forma mais correta da língua, por isso as pessoas que dominam essa gramaticalidade tem suas produções textuais mais valorizadas e seu status quo mais prestigiado. Em consequência, aqueles que não atendem a essa forma são considerados falantes ruins e tem suas produções marginalizadas, algumas chegam até a serem coibidas.


Por exemplo, a frase "nóis foi na praça e comprou três pastel" apesar de inteligível não segue a forma culta do Português-Br. A forma prestigiada seria "nós fomos à praça e compramos três pastéis".


Esse preconceito linguístico acarreta problemas na alfabetização de crianças, tornando-as em adultos de baixa atuação no mercado de trabalho e inseguros de sua capacidade de comunicação.


A institucionalização de uma gramática "corretiva" é uma questão muito discutida hoje em dia. Mesmo que existam consequências negativas, o estabelecimento da Gramática Normativa permite uma homogeneidade à língua nacional, característica da identidade cultural de um Estado unificado.


Espero que essa Quinta tenha sido esclarecedora, até a próxima!

Odisseia - consultoria literária e linguística

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas, SP

(19) 996 356 627