QUINTAS GRAMATICAIS: Aonde x Onde

Olá, pessoal! Na quinta de hoje vamos aprender qual é a diferença de uso entre aonde e onde. Essas palavras podem ser utilizadas como...

Olá, pessoal!

Na quinta de hoje vamos aprender qual é a diferença de uso entre aonde e onde.

Essas palavras podem ser utilizadas como advérbios de lugar, ou seja, elas podem ser usadas para indicar o lugar que ocorre a ação verbal. Além disso, elas podem ser utilizadas como pronomes relativos, referindo-se a termos já citados na oração.

De qualquer forma, a diferença entre eles está essencialmente no movimento do sujeito da oração. Assim, o uso de onde se dá quando o sujeito da oração não se movimenta para o lugar que se refere. Em caso de dúvidas, substitua o onde por em que (lugar), que isso ajuda bastante, principalmente no caso das perguntas. Por exemplo:

Onde você passou a infância? = Em que lugar você passou a infância?

A casa onde passei minha infância era amarela, com um enorme jardim. = A casa em que passei minha infância era amarela, com um enorme jardim.

Por outro lado, aonde é utilizado para se referir ao lugar que o sujeito da oração se movimenta. Vale lembrar que a própria palavra aonde surgiu da junção da preposição a com onde, então em caso de dúvida, é só substituir por para onde. Se esse uso fizer sentido, você estará usando o advérbio correto. Por exemplo:

Aonde você vai agora? = Para onde você vai agora?

A academia aonde estou indo fica neste bairro mesmo. = A academia para onde estou indo fica neste bairro mesmo.

É isso que a norma culta sugere quando se trata do uso de onde e aonde, por mais que, no uso informal, acabe escapando um ou outro equivocado. A preocupação sobre a norma culta depende do contexto de uso, que cabe ao escritor avaliar. E, é claro, caso você tenha alguma dúvida, a Odisseia oferece serviços de revisão textual e de preparação textual!

Até a próxima quinta!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *