Semana do Orgulho Nerd!

Dia 25 de maio, o dia da toalha, também conhecido como o dia do orgulho nerd.

Dia 25 de maio, o dia da toalha, também conhecido como o dia do orgulho nerd. Para algumas pessoas esse pode ser só mais um dia comum, mas para muitas outras esse é o dia de se lembrar de todo um universo de livros, séries, filmes, e jogos. A data foi definida inicialmente em homenagem a Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, um dos livros mais icônicos no mundo nerd. O autor homenageado faleceu em…… isso mesmo, dia 11 de Maio de 2001. A confusão em torno da data é uma longa história (os curiosos podem conferir ,,aqui…), mas com o passar do tempo foi o dia 25 que foi oficializado como o dia internacional do orgulho nerd.

Apesar de muitas pessoas não se identificarem totalmente com o mundo nerd, quase todos gostam de algum material que faz parte dessa cultura, ou que de alguma forma nasceu nela. Essa popularidade foi crescendo, e hoje podemos encontrar conteúdos para todo tipo de gosto.

É justamente esta a proposta da recomendação de hoje: indicar alguns conteúdos do mundo nerd que podem agradar diferentes pessoas.

Começando pelo mundo dos livros, temos o já citado Douglas Adams, mas dessa vez a indicação é o não tão famoso Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently.

O livro traz um detetive muito diferente do comum: para ele, a melhor forma de investigar um caso é não procurar pistas. Se você é fã das aventuras de Sherlock Holmes e gosta de um humor cheio de ironia e muita confusão, pode achar bem interessante. Em 2017, a Netflix lançou uma série inspirada pelo livro e mesmo a adaptação sendo bem diferente da obra original, vale a pena conferir.

Ainda no mundo dos livros temos Fahrenheit 451 (Ray Bradbury), Eu, Robô (Isaac Asimov), e Flores para Algernon (Daniel Keyes), indicações para quem gosta de histórias com um pouco mais de reflexão sem abrir mão da criatividade. Se você curte leituras sobre épocas mais medievais, cheias de elementos fantásticos e monstros, a indicação é o brasileiro O Espadachim de Carvão (Affonso Solano), que já conta com dois volumes.

Indo para o mundo das séries e filmes, podemos começar com Star Trek. A série criada em 1966 contou com diversas continuações na televisão e no cinema, incluindo uma nova trilogia lançada em 2009 (um bom começo, caso ainda não conheça) e uma série produzida pela Netflix em 2017. Se por acaso você já ouviu falar, mas achou desinteressante por não gostar de aliens e tudo mais do espaço, vale reconsiderar. Star trek, através do anos, sempre buscou trazer temas e discussões muito relevantes quanto à raça, gênero, cor, conceito de humanidade e fé. O elenco da série original é considerado até hoje muito importante, pois foi o primeiro elenco em série de televisão que trazia em sua equipe principal uma mulher negra e um homem asiático ocupando posições de destaque.

Se você já conhecia Star Trek, existem outras opções de filmes, como Tron: O legado (2010), Jogador N°1 (2018), e Super 8 (2011); e algumas séries como Arquivo X (1993), Twilight Zone (2019), e Love, Death & Robots (2019). Todas essas indicações carregam assuntos muito interessantes, divertidos, e relevantes.

Cada material citado aqui poderia ter sozinho mais de uma página de recomendação, contudo, a ideia de hoje é apenas ressaltar a existência e a diversidade deles. Existem muitos outros que não foram citados aqui, pois já são clássicos absolutos, como Senhor dos Anéis (J.R.R.Tolkien), Harry Potter (J.K. Rowling), Star Wars (1977), De volta para o futuro (1985) e Matrix (1999). Provavelmente você conhece ou já ouviu falar, mas se não conhece, fica aqui a sugestão.

Espero que você tenha encontrado alguma indicação próxima do seu gosto e, caso não tenha, espero que procure mais sobre outras opções do tema, pois com certeza existe algo feito para você.

Vida longa e próspera.

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *