Sentimentos em quadrinhos

Leia os quadrinhos dessa artista brasileira que fala sobre representatividade de gênero e sexualidade.

A literatura está presente dentro e fora dos textos: em palavras no papel, na voz de quem lê e recita o texto, na mão que ilustra a poesia, no muro que recebe a tinta da lata spray, no lápis que desenha o quadrinho e na cabeça de quem joga com as palavras. Da mesma maneira que a literatura assume diferentes formas, o amor pode ser representado e demonstrado de diferentes maneiras.

Dani Franck é autora da webcomic A vida de Nina, participante da coletânea Melaço, divulgando seus trabalhos de ilustração e quadrinho nas redes sociais desde 2017. No final do ano passado, a quadrinista deu uma entrevista à plataforma Mina de HQ falando sobre seu processo criativo e como é produzir conteúdo representativo  à comunidade LGBT, enfatizando a lesbianidade. A entrevista disponibilizou também alguns quadrinhos da artista sobre o amor entre mulheres.

Conheça Dani Franck e seus quadrinhos por aqui.

A plataforma Mina De HQ é um selo independente com foco em gênero e representatividade, reunindo pesquisa, curadoria e produção de HQs, incentivando por meio de cursos e divulgações de histórias em quadrinhos, a produção artística de mulheres, pessoas trans e não-binárias. A fundadora Gabriela Borges é jornalista e mestre em antropologia e desde 2015 guia a Mina de HQs a acompanhar e coletar informações sobre o trabalho de mais de 2.000 artistas de diversos países, abordando diversidade de raça, sexualidade, classe e território, além de temas como maternidade, feminismo, sexo, esporte, relacionamento, política, trabalho, cotidiano, amor, corpo e autocuidado.

Você pode conhecer mais sobre a Mina de HQ acessando a página “O que fazemos” e assinar a Newsletter por aqui.

. . .

Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.
Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *