Toda Mafalda

Revisite "Toda Mafalda" coletânea de Quino, um dos cartunistas mais reconhecidos do mundo.

Joaquín Salvador Lavado, também conhecido por sua família e por todos como Quino, foi um dos cartunistas mais reconhecidos do mundo. Quino (1932-2020) foi um cartunista e humorista argentino responsável por criar a personagem Mafalda, menina inteligente de seis anos que procurava questionar e entender tudo o que estava ao seu redor. Através de tirinhas e histórias em quadrinhos, ela criticava a política e a sociedade e provocava uma reflexão para o leitor. Devido ao seu caráter crítico, social e relevante, os apontamentos de Mafalda ficaram conhecidos internacionalmente e, embora a última tirinha da personagem tenha sido feita em 1975, há repercussão até os dias atuais.

Quino também criou outros personagens como Manolito, Susanita, Felipe, Guille e Liberdade e Democracia. Foi autor de obras como “Bem, obrigado. E você?”, “Isto Não É Tudo”, “Como vai o planeta?” e “Quinoterapia”, além das séries de Mafalda, das quais se destaca “Toda Mafalda”, obra que reúne todas as tirinhas de Mafalda publicadas pelo autor. A coletânea reúne cerca de duas mil tirinhas, sendo uma das obras mais ricas do autor.

Para ler “Toda Mafalda“ on-line, acesse ,aqui.

A obra divulgada acima foi disponibilizada pelo site Internet Archive, organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de contribuir para a universalização do acesso a leitura e a escrita. A organização possui um acervo rico em livros on-line gratuitos, filmes, músicas, software e outros sites. O acervo é internacional e por isso, conta com obras de diferentes autores, proporcionando ao leitor a oportunidade de ler diversos conteúdos de qualidade. Para saber mais sobre a biblioteca virtual, acesse ,aqui.                             

. . .

Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *