Um poema de Carlos Drummond de Andrade

Conheça esse poema de Drummond e se apaixone!

Drummond foi um poeta, contista e cronista brasileiro que viveu durante o século XX e foi considerado como um dos maiores escritores do Brasil. Escreveu poesias como Sentimento de Mundo (1940), Claro Enigma (1951) e No meio do caminho (1928), além de ser conhecido por participar da Segunda Geração Modernista.

Suas obras abordavam diversos temas, dentre eles a morte, a existência humana e o amor. E é sobre este último assunto que falaremos: o amor.

Diversos autores já tentaram explicar o que esse sentimento significa, o que ele traz e quais são os motivos para amar alguém. Entretanto, como se vê no poema As sem razões do amor, não há motivo para amar, simplesmente ama-se! Mais que isso, Drummond, em sua obra, mergulha nesse sentimento e cria uma poesia reflexiva, atual e agradável de se ler.

Quer saber mais? Leia As Sem-Razões do Amor ,aqui.

O poema citado acima foi publicado no livro Corpo (1984) e teve diversas releituras e ressignificações. Entre elas, há a leitura de Bruna Arantes do projeto Toda Poesia e a versão em música do poema feita por Tunai e Milton Nascimento, todas disponíveis no site Cultura Genial. O site foi criado com o intuito de disponibilizar diferentes análises críticas sobre obras literárias, musicais e cinematográficas a fim de compartilhar a literatura e torná-la acessível, além de auxiliar o leitor a entender as obras.

. . .

,,Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo. Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *