Um poema perdido de Fernando Pessoa

Leia o poema perdido (ou seria encontrado?) de Fernando Pessoa, poeta português.

Fernando Pessoa (1888-1935) é um dos escritores mais famosos da literatura portuguesa e o principal nome do Modernismo português. Escritor, tradutor, poeta, dramaturgo e crítico literário, Pessoa iniciou sua produção em 1902, quando ainda escrevia somente em língua inglesa, e em seus curtos 47 anos escreveu por ele e mais — seus heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e outros.

Teve alguns livros publicados em vida, como “35 sonnets” (1918) e “Mensagem” (1934), e, apesar de se interessar por ocultismo e misticismo, pouco de sua produção ficou oculta ao público. No entanto, já no século XXI descobriu-se, por meio do advogado brasileiro José Paulo Cavalcanti Filho um livro de autógrafos no qual Fernando Pessoa havia deixado um poema.

Você pode acessar o poema perdido de Fernando Pessoa aqui.

A descoberta foi comentada pela Revista Bula de literatura e jornalismo cultural, criada em 2009 de circulação eletrônica. A Revista Bula tem seções de crônicas, ensaios, poesia, música, entre outros, e aceita submissões de textos jornalísticos.

Você pode submeter seu texto jornalístico e entrar em contato com os editores por aqui.

. . .

Literatura acessível é um projeto da Odisseia Consultoria que tem como objetivo contribuir para a ampliação do alcance da literatura no Brasil, assim como a disseminação da produção literária de autores e autoras em todo o país. Para tanto, todas as sextas-feiras, a Odisseia divulga textos literários disponíveis na internet para acesso gratuito. Porque nem sempre é possível adquirir material literário por meios convencionais, mas não deveria ser necessário ter dinheiro para poder apreciar literatura. É um passo pequeno, mas é um começo.

Se inscreva no nosso blog e faça parte dessa iniciativa!

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *