Your Name e Extraordinary You

Como os finais abertos impactaram essas histórias ?

Finais abertos e seus impactos

Aviso: Esse post contém muitos spoilers

Finais abertos, odiados por muitos e aclamados por outros. É um fato que esse modo de terminar uma narração é bem contraditório, dependendo geralmente do ponto de vista de quem consome, mas o estudo de caso de hoje analisará duas situações em que os finais abertos impactaram positivamente na história.

As obras em questão são “Your Name” e “Extra-ordinary you”, duas produções de romance, mas que envolvem muitas outras facetas, como ficção científica, na utilização de mundos paralelos e viagem no tempo, e o lado sentimental, aprofundando relacionamentos de todas as naturezas.

Direção: Makoto Shinkai

Your Name, no original 君の名は。(Kimi no Na wa) é um filme de animação japonesa lançado em 2016.

Essa obra conta a história de Mitsuha Miyamizu, uma garota que mora em uma cidade pequena do interior do Japão, e Taki Tachibana, um menino que mora na agitada cidade de Tóquio.

Após a passagem de um cometa, esses dois personagens passam a trocar de corpos aleatoriamente, descobrindo a profunda força que conecta os dois.

Vivendo a vida um do outro, os dois jovens acabam se apaixonando, mas descobrem que uma grande coisa os separa.

O filme trabalha a lenda de Akai Ito (赤い糸), cuja tradução é “fio vermelho”. Esse fio imaginário une duas pessoas, as quais estão destinadas a estarem juntas e, de qualquer maneira, acharão uma maneira de fazê-lo. Isso se refletiu grandemente na história dos protagonistas desse filme.

Direção: Kim Sang-hyeop

Extra-odinary You, no original 어쩌다 발견한 하루 (eojjeoda balgyeonhan halu) é um drama coreano (espécie de “novela”) lançado em 2019.

A história narrada traz os acontecimentos da vida de Eun Dan Oh, uma garota do ensino médio que tem uma boa condição financeira, mas uma doença grave no coração.

Após notar alguns sinais, a protagonista do dorama descobre que está dentro de uma história em quadrinhos de romance. Em um primeiro momento, ela acredita ser a personagem principal da revistinha, mas logo percebe que é apenas uma personagem de apoio.

Eun Dan Oh não se conforma em fazer só aquilo que o escritor dos quadrinhos a obriga, pois além de não ter nada a ver com o que realmente pensa e sente, a levaria brevemente a uma morte por sua condição cardíaca.

Depois de decidir mudar o próprio destino, nossa heroína encontra um personagem figurante, que nem sequer tinha um nome, mas que, como ela descobre, tem o poder de mudar os acontecimentos do ‘palco’ (cenas obrigatórias, pois foram roteirizadas pelo autor).

No começo, o garoto figurante não conseguia se comunicar nem se lembrar da protagonista do drama, mas com o tempo ele vai ganhando mais autonomia e até um nome: “Haru”.

Acontece que a história desses dois estava conectada antes mesmo de se conhecerem nesse universo, desse modo, o dorama irá explorar todos os aspectos do amor inevitável desse casal.

  • Universos

Como mencionado anteriormente, os universos das obras em questão não são únicos, tendo histórias e tempos diferentes interligados, então se torna necessária uma contextualização.

Your Name:

Mitsuha vive na cidade de Itomori no ano de 2013. Nesse mesmo ano acontece um fenômeno natural, um cometa passa bem perto da terra, mas se fragmenta em meteoros que acabam caindo em alguns lugares, inclusive na cidade da protagonista, matando, além da própria Mitsuha, boa parte da população local.

Taki mora em Tóquio e começa a trocar de corpo com Mitsuha no ano de 2016. Após se apaixonar pela garota, ele resolve se encontrar pessoalmente com ela, mas acaba descobrindo que ela tinha falecido três anos antes e que as trocas foram feitas em espaços diferentes de tempo.

Extra-ordinary you:

A maior parte da trama se passa dentro da história em quadrinhos chamada “Segredo”. Esse universo é atual e colegial, onde nem Eun Da Oh, nem Haru são protagonistas.

Além disso, os protagonistas já se conheciam, pois já tinham sido personagens de outras HQs, um romance de época chamado “A flor da trepadeira”, pertencente ao mesmo autor da outra. Nesse universo, os dois são protagonistas, mas não roteirizados para ser um casal. Apesar disso, o amor dos dois foi mais forte do que o script. Mudar o ‘palco’, porém, tem consequências ruins, as quais levaram à morte de Eun Da Oh nesse universo e o esquecimento da existência um do outro quando chegaram à revistinha “Segredo”.

  • Conflitos

Antes de analisarmos os finais, temos que entender os conflitos que os personagens de ambas as histórias sofreram para tentar ficar juntos, pois isso influenciará em como devemos olhar para a finalização dos acontecimentos.

Your Name:

Quando Taki descobre o desastre que atingiu Mitsuha, ele começa a se esquecer dela e do seu nome, então ele corre desesperado para um lugar que foi quando estava no corpo da menina, onde tomou um saquê que ela tinha feito em um ritual. Quando ele bebe, acaba caindo e batendo a cabeça. Isso levou o garoto às memórias de Mitsuha, aumentando a conexão dos dois.

Quando Taki acorda, ele está no corpo Mitsuha no dia da passagem do cometa. Ele decide que vai ajudá-la e salvar a cidade. Após fazer as preparações para seu plano de evacuação de Itomori, ele vai atrás da garota, que neste momento está no corpo dele desmaiado na caverna.

Mitsuha acorda, vê que trocou de corpo novamente e sai de lá.

Mesmo estando em anos diferentes, os dois começaram a ouvir a voz um do outro. Seguindo seus chamados, os dois passam pelo mesmo ponto da montanha. Por conta da “hora mágica” (o crepúsculo) os dois mundos convergem, permitindo que os protagonistas se encontrem pela primeira vez.

Os dois finalmente podem conversar e se abraçar, mas com um tempo limitado, pois logo o sol iria se pôr e a magia acabaria.

Os dois decidem escrever o nome na mão um do outro, assim não se esqueceriam quando o menino voltasse ao seu ano e a menina continuasse o plano para salvar sua cidade. O que acontece é que Taki escreve primeiro e Mitsuha não tem tempo de escrever o dela. Ao invés de escrever seu nome, o garoto escreve “eu te amo” na mão menina, então agora nenhum dos dois tem algo para se lembrarem da pessoa amada.

Extra-ordinary you:

Haru decide que sua missão é mudar o destino de Eun Dah Oh e que vai fazer isso a qualquer custo.

Como já mencionado, mudar o ‘palco’ tem consequências, então além das coisas que aconteceram por causa das ações deles em “A Flor da Trepadeira”, situações ruins começam a acontecer em “Segredo” também.

Haru, por exemplo, começa a sumir gradativamente, quanto mais ele ajudava a garota a mudar o ‘palco’, mais ele deixava de existir. Depois de desaparecer completamente, ele volta, mas sem lembranças da namorada.

Em outro momento, quando as coisas pareciam consertadas, Eun Dan Oh morre fora do ‘palco’, e dessa vez é ela quem volta sem memórias.

Os dois sempre encontravam um jeito de se lembrarem um do outro, mas um novo obstáculo aparecia.

O universo dos quadrinhos/escritor sempre encontrava uma maneira de mostrar a eles que era um amor impossível.

Apesar disso, Eun Da Oh conseguiu melhorar seu diagnóstico cardíaco e, para ela, estar com o Haru bastava, pois ele a fazia se sentir como a protagonista de sua história.

  • Finalização das obras

Your Name:

Mitsuha consegue salvar a si mesma e sua cidade, mas se esquece completamente de Taki. Da mesma forma, o garoto também perdeu suas memórias de tudo o que aconteceu.

Apesar disso, os dois continuavam sentindo um vazio, como se sempre estivessem procurando por uma coisa ou uma pessoa. Não importava quanto tempo passasse desde o último encontro dos dois, a sensação permanecia, pois o laço que os unia ainda estava atado e tentando juntar os dois.

Após alguns anos, os protagonistas passam um pelo outro em Tóquio. Os dois se veem, mas acabam se perdendo de vista, fazendo uma busca desesperada começar. Em um momento, eles se cruzam em uma escadaria, onde Taki se vira e diz que sente que conhece Mitsuha de algum lugar, e ela diz que tem a mesma impressão.

Nesse momento, os dois perguntam ao mesmo tempo “qual é seu nome?” e o filme acaba.

Esse final representa muita coisa, aquela sensação passou, pois eles acharam quem buscavam. Perguntar o nome um do outro mostra que agora não há uma diferença de espaço nem tempo que os impeça de estarem unidos, que dessa vez os dois se lembrarão desses nomes e que não há mais magia ou dobra no universo que os separe.

Nesse momento, por o filme terminar assim, nos é concedida uma sensação de alívio, de esperança que eles finalmente alcançarão a felicidade e de missão cumprida.

Não foi necessário mostrar mais que isso, esse final nos deu tudo o que precisamos, um “Eles estão bem e juntos, a conexão e o destino venceram”. Acabar o filme fechando todas as pontas e deixando tudo muito claro não traria o mesmo impacto e sentimento, por isso, o final aberto foi uma escolha certeira para essa obra. Além disso, a frase de encerramento retoma o ponto mais importante da história e o próprio nome da animação, causando grandes emoções no expectador.

Extra-ordinary you:

No final do Dorama, a HQ “Segredo” está acabando. Quanto menos relevante você é na história canônica, mais rápido o autor te descarta das cenas finais, para manter o foco só no “felizes para sempre” dos protagonistas. Desse modo, Eun Da Oh fica até a última cena da revistinha, pois é uma personagem de apoio, mas Haru some antes de tudo isso acabar.

Antes de partir, a frase que o garoto diz à menina é: “Hoje é o dia mais feliz da minha vida, porque você foi meu começo e fim”, desaparecendo do universo logo em seguida.

Depois que nos é mostrado o final de “Segredo”, somos levados a ver uma nova HQ, onde novamente os personagens têm suas aparências, personalidades e papéis trocados.

Em um primeiro momento, vemos somente Eun Da Oh, mas após algumas ações do destino a levarem ao lugar certo, podemos ver que Haru também existe nessa realidade e os dois têm seu grande reencontro.

É assim que termina, os dois percebendo que poderão estar juntos em mais uma existência.

O final aberto foi uma boa alternativa para essa obra, pois o destino dos dois sempre estará controlado, até certo ponto, pelo roteiro, pelo o que seus personagens devem fazer dentro do ‘palco’, e isso é uma mecânica inevitável que vimos prevalecer tanto em “A Flor da Trepadeira” quanto em “Segredo”. Desse modo, o encerramento do drama nos mostrou que, mesmo nunca tendo um final definitivo para esse casal, eles sempre acharão um jeito de se encontrar, de se escolherem todas as vezes e de fazer o amor ser maior do que os problemas.

Terminar o dorama desse jeito, da mesma maneira que foi com Your Name, traz esperança para quem torce para os dois e faz as pessoas terem fé que, mesmo não vendo o casal ficando junto, o destino será mais forte sempre.

  • Conclusões

Estamos acostumados a finais definitivos, principalmente em histórias de romance, em que o “felizes para sempre” tem que ser visto, para compensar toda a jornada que levou até ele.

Vimos aqui, porém, que não necessariamente precisamos usar esse tipo de encerramento, e que um final aberto pode ser positivo para explorar sentimentos que não seriam experienciados da mesma forma em um fechado, para mostrar que algumas coisas realmente não tem solução, mas que podemos usar isso para ter mais fé ainda no amor, e que o fim de uma missão pode ser justamente o começo de uma nova.

Nota: Sim, esse GIF mostra uma cena em que

“Extra-ordinary You” faz uma referência a “Your Name”.

Gostou das dicas?

A Odisseia oferece serviços de tutoria em escrita criativa, em que acompanhamos e direcionamos autores durante a escrita da obra, auxiliando nas dúvidas de escrita e ajudando as ideias a saírem da cabeça e partirem para o papel. Venha dar uma olhada e já passe para checar nossas outras redes sociais!

Confira os nossos serviços: https://www.odisseiaconsultoria.com/tutoria-escrita-criativa

Odisseia
Odisseia
Artigos: 291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *